A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) integrou uma nova ação de acolhimento e bem-estar dos usuários à sua rotina. Nas últimas semanas, o centro de saúde passou a oferecer um kit lanche aos pacientes de quimioterapia e aos que fazem coleta de sangue.
Raquel Cordeiro, coordenadora da Unacon, explica que o kit possui duas variações. Uma mais compacta – com dois sachês de bolacha (maizena e água e sal), uma mini margarina e uma mini geleia – é ofertada após a coleta de sangue, para pacientes que estão em jejum. ‘“E temos também uma versão mais completa, com o mesmo conjunto acrescido de uma porção de fruta picada, suco em caixinha e achocolatado, que é distribuída após a quimioterapia”, disse.
“Todos os pacientes são orientados a vir em jejum, e muitos que vêm de outras cidades costumam chegar aqui lá pelas 6h. Então, a entrega desse kit após a coleta de sangue é de extrema importância”, observa Paloma Daiane dos Santos, técnica em enfermagem da Unacon.
Luana Whitehead Barbosa, moradora de Nova Odessa que é paciente na Unacon desde maio, disse que o kit é uma iniciativa que facilita a vida dos usuários da unidade. “É bom porque a gente, que acorda bem cedinho, não precisa trazer coisas (alimentos). Mas também porque, às vezes, a gente passa mal por causa da medicação e precisa comer alguma coisa em seguida”, relata.
Nesta sexta (18), a paciente Marlene Aparecida Pavanelli Mazotti solicitou um suco, uma porção de melão e um sachê de bolacha após a sessão de quimioterapia. “Esse lanche é ótimo, eu gosto. Eu venho de Sumaré, cheguei aqui às 7h, então ajuda bastante”, contou a paciente da Unacon, desde fevereiro.
“Muitos pacientes chegam cedo e precisam ficar muito tempo na unidade devido às infusões. Assim, a oferta dos lanches ameniza o tempo sem se alimentar dando conforto durante o tratamento”, destaca Rômulo Santana, gerente de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.
“Vale lembrar que a Unacon é um centro oncológico estratégico em nossa região, pois atende pacientes de Americana e de, pelo menos, outros 10 municípios da região como Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Socorro, Indaiatuba, Piracaia, Valinhos e Vargem Grande do Sul”, lista Santana.
A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração da Unacon, do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
UNACON
No período de fevereiro a junho, a Unacon realizou um total de 6.601 atendimentos entre consultas, sessões de quimioterapia, cirurgias, procedimentos de enfermagem, procedimentos pré-cirúrgicos e atendimentos com psicólogo e assistente social.
Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)