Unacon distribui kit lanche para pacientes de quimioterapia após coleta de sangue

A Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) integrou uma nova ação de acolhimento e bem-estar dos usuários à sua rotina. Nas últimas semanas, o centro de saúde passou a oferecer um kit lanche aos pacientes de quimioterapia e aos que fazem coleta de sangue.

Raquel Cordeiro, coordenadora da Unacon, explica que o kit possui duas variações. Uma mais compacta – com dois sachês de bolacha (maizena e água e sal), uma mini margarina e uma mini geleia – é ofertada após a coleta de sangue, para pacientes que estão em jejum. ‘“E temos também uma versão mais completa, com o mesmo conjunto acrescido de uma porção de fruta picada, suco em caixinha e achocolatado, que é distribuída após a quimioterapia”, disse. 

“Todos os pacientes são orientados a vir em jejum, e muitos que vêm de outras cidades costumam chegar aqui lá pelas 6h. Então, a entrega desse kit após a coleta de sangue é de extrema importância”, observa Paloma Daiane dos Santos, técnica em enfermagem da Unacon.

Luana Whitehead Barbosa, moradora de Nova Odessa que é paciente na Unacon desde maio, disse que o kit é uma iniciativa que facilita a vida dos usuários da unidade. “É bom porque a gente, que acorda bem cedinho, não precisa trazer coisas (alimentos). Mas também porque, às vezes, a gente passa mal por causa da medicação e precisa comer alguma coisa em seguida”, relata.

Nesta sexta (18), a paciente Marlene Aparecida Pavanelli Mazotti solicitou um suco, uma porção de melão e um sachê de bolacha após a sessão de quimioterapia. “Esse lanche é ótimo, eu gosto. Eu venho de Sumaré, cheguei aqui às 7h, então ajuda bastante”, contou a paciente da Unacon, desde fevereiro. 

“Muitos pacientes chegam cedo e precisam ficar muito tempo na unidade devido às infusões. Assim, a oferta dos lanches ameniza o tempo sem se alimentar dando conforto durante o tratamento”, destaca Rômulo Santana, gerente de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.

“Vale lembrar que a Unacon é um centro oncológico estratégico em nossa região, pois atende pacientes de Americana e de, pelo menos, outros 10 municípios da região como Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré, Nova Odessa, Hortolândia, Monte Mor, Socorro, Indaiatuba, Piracaia, Valinhos e Vargem Grande do Sul”, lista Santana.

A Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração da Unacon, do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

UNACON

No período de fevereiro a junho, a Unacon realizou um total de 6.601 atendimentos entre consultas, sessões de quimioterapia, cirurgias, procedimentos de enfermagem, procedimentos pré-cirúrgicos e atendimentos com psicólogo e assistente social.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Nova Maternidade do HM será reinaugurada nesta terça (25)

A nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” será entregue à população de Americana nesta  terça-feira (25). Após oito meses de reforma […]

Portal Healthcare – Santa Casa de Chavantes busca acreditação internacional ACSA

A busca da Santa Casa de Chavantes pela acreditação internacional da ACSA foi destaque em matéria do portal Healthcare. Comprometida com a qualidade […]

Na Mídia – Pacientes de todo o Cone Sul de RO que passaram por cirurgia no joelho voltam ao Hospital Regional de Vilhena para avaliação

O portal Folha do Sul destacou a ação da Santa Casa de Chavantes nos retornos pós-operatórios no Hospital Regional de Vilhena, que beneficiou […]

Hospital Regional de Vilhena realiza palestras sobre Paradas Cardiorrespiratórias para qualificação de profissionais das UTIS

Hospital Regional de Vilhena está promovendo palestras sobre paradas cardiorrespiratórias para qualificar os profissionais das UTIs neonatal e adulto. Ministradas pela enfermeira Ana […]