Diversos profissionais do Hospital Regional de Vilhena receberam capacitação em oxigenoterapia, uma técnica que consiste na administração de oxigênio acima da concentração do ar ambiente e, com isso, garante a oxigenação dos tecidos do paciente hospitalizado com problemas cardiorrespiratórios, cuja saturação necessita ser elevada durante o tratamento.
Os benefícios da oxigenoterapia são amplos e têm se mostrado impactantes em uma variedade de condições médicas. Alguns dos principais objetivos desse treinamento são fortalecer os músculos respiratórios, melhorar a eficiência do sistema respiratório e aumentar a capacidade pulmonar. Isso é particularmente relevante para pacientes com doenças pulmonares crônicas, como pneumonia, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), fibrose cística e até mesmo as sequelas respiratórias da COVID-19.
Além disso, essa terapia também tem se mostrado benéfica para pessoas que sofrem de condições cardíacas irregulares, uma vez que o aumento da oxigenação do sangue pode aliviar a sobrecarga do coração e melhorar a circulação.
As capacitações realizadas no Hospital Regional de Vilhena são fruto da parceria entre a Santa Casa de Chavantes e a Secretaria Municipal de Saúde de Vilhena e vem garantindo aperfeiçoamentos dos profissionais nas mais diversas áreas do HRV, UPA e Instituto do Rim.
Paulo Mendes – assessoria da Santa Casa de Chavantes/Vilhena.