O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do Hospital Municipal de Americana promoveu, nos dias 26 e 27 de setembro, um quiz interativo entre os colaboradores da unidade sobre boas práticas de cuidado e prevenção de incidentes hospitalares.
A ação foi organizada para destacar e celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente (17 de setembro), data instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 e que reconhece o tema como prioridade global de saúde.
Na entrada dos funcionários, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e outros profissionais do HM foram convidados a apontar seus smartphones na direção a um QR code que dá acesso a um questionário virtual, com 5 perguntas relacionadas à segurança do paciente. Após responder as questões, os participantes ganharam um mimo (chocolate) e foram incluídos no sorteio de um vale-almoço, com direito a um acompanhante.
“O objetivo dessa atividade é reforçar a conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de saúde e promover o aprendizado de forma dinâmica e envolvente”, conta a enfermeira do NSP Vanessa Robert. Além disso, a iniciativa visa o engajamento da equipe e o reconhecimento da dedicação dos profissionais que diariamente zelam pela segurança dos pacientes, acrescenta a enfermeira.
“Ao promover atividades como esse quiz, o HM reafirma seu compromisso em fomentar uma cultura de segurança sólida e contínua, garantindo que seus profissionais estejam cada vez mais capacitados para oferecer um atendimento seguro e de qualidade”, observa Vanessa.
No Brasil, uma das instituições que desenvolve ações e projetos de destaque nessa área é a Sociedade Brasileira para A Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp), que foi fundada em 2017, no Rio de Janeiro, por um grupo multidisciplinar de profissionais da saúde que atuam nas áreas da assistência, gestão, ensino e pesquisa em vários Estados do país.