A UTI 1 (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal de Americana passou por reformas e adequações técnicas para garantir a segurança e o melhor atendimento assistencial aos pacientes da ala.
A unidade, que é equipada com 7 leitos (sendo 1 de isolamento), foi totalmente pintada, recebeu placas de vidro do sistema Kanban (para a gestão de leitos, pacientes e outras informações), teve os armários reformados e o sistema de computadores foi readequado.
Também houve a instalação de pontos de hemodiálise (nos 7 leitos), a implantação de uma antessala para o leito de isolamento, a construção de uma segunda pia de lavagem para a equipe assistencial e a revisão da parte elétrica e das réguas de fornecimento de gases medicinais.
Com as intervenções, a UTI 1 está totalmente adequada às diretrizes da RDC 50/Anvisa, observa Roberta Tamaro, gerente administrativa do HM. A Resolução da Diretoria Colegiada Nº 50 é aquela que “dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”.
“Pensando no bem-estar da equipe assistencial e da população, a reforma provê um espaço mais amplo e organizado, melhor visualização da identificação dos pacientes e facilidade na higienização das mãos e do próprio salão da UTI, garantindo a qualidade assistencial que almejamos”, afirma a Dra. Priscila Chiarini, coordenadora médica das UTI’s adulto do HM.
Laiane Lopes, coordenadora de enfermagem das UTIs adulto do HM, destaca que o objetivo da reforma da UTI 1 é “a melhoria da qualidade dos serviços assistenciais da ala, que agora passa a oferecer ainda mais segurança aos pacientes e melhor infraestrutura de trabalho aos funcionários do setor”. As reformas e melhorias na ala, acrescenta a coordenadora, ainda contribuirão com a redução de índices de infecção.
Desde fevereiro de 2023, o HM é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.