Cães-terapeutas visitam pacientes da Unacon

Um animado e gentil grupo de cães desembarcou na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, nesta segunda-feira (7), interagindo com pacientes, acompanhantes e colaboradores do centro de tratamento de câncer. A visita dos animais e seus tutores – do projeto Patas Solidárias – integra a programação do Outubro Rosa.

Os sete cães-terapeutas – Berenice, Tobias, Xubica, Aisha, Desmond, Julia e Browne – circularam na recepção, corredores e na ala de quimioterapia da Unacon.

Criado em 2019, o projeto Patas Solidárias envolve 10 voluntários e seus cães-terapeutas que realizam visitas em hospitais, asilos, na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e unidades oncológicas.

Maria Laura Bignotto Pereira, veterinária e idealizadora do projeto Patas Solidárias, observa que a interação de pacientes com animais promove inúmeros benefícios comprovados por estudos científicos. “Entre eles estão a redução dos níveis de cortisol dos pacientes, a diminuição da pressão arterial, a liberação de hormônios do bom humor e bem-estar, a diminuição do período de internação e a melhora da recuperação do paciente”, lista.

“Para que o animal desencadeie as respostas fisiológicas nos atendidos (pacientes), eles precisam interagir por, pelo menos, 15 minutos”, diz Maria Laura. “Os cães têm sensibilidade, sentem quando a pessoa está triste e, então, se aproximam dela”, conta Maria Laura.

Raquel Cordeiro, coordenadora da Unacon, destaca que o projeto Patas Solidárias se juntará a outras ações de humanização já desenvolvidas na Unacon. “Agora, os cães-terapeutas se unirão às apresentações musicais, sessões de ioga, ginástica, oficinas de maquiagem, celebrações de datas especiais e outros tantos eventos que já promovemos aqui”, comemora.

Protocolos sanitários
A presidente do Patas Solidárias salienta que as visitas ocorrem mediante o cumprimento de cuidados sanitários e fatores comportamentais do cão. “Não é todo cachorro que tem o perfil de cão-terapeuta. Ele precisa ser extremamente dócil, obediente e ter idade acima de um ano. Além disso, o cão precisa estar com as vacinas em dia, ser vermifugado, não ter doenças na pele e passar por banho higienizador pelo menos um dia antes da visita. E quando a gente visita hospitais, utilizamos clorexidina (remédio de ação antimicrobiana) nos cães”, explica.

Outubro Rosa
Durante o Outubro Rosa, a Unacon vai realizar uma série de ações voltadas aos usuários e funcionários da unidade oncológica como entrega de panfletos informativos, rodas de conversa, oficina de maquiagem + ensaio fotográfico, sessões de ioga e de ginástica e apresentação musical, entre outras atividades.

Gestão compartilhada
A Chavantes é a organização social de saúde (OSS) que, desde fevereiro de 2023, administra a Unacon, o Hospital Municipal e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Banco de Sangue do HM precisa de doadores dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, comunica que está com seus estoques em situação crítica. Às vésperas […]

Novembro Roxo: HM promoveu oficina sobre o Método Canguru

Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Americana participaram da oficina “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”, nesta […]

Novembro Azul: Unacon promoveu bate-papo sobre câncer de próstata e o papel da terapia nutricional no tratamento da doença

Um bate-papo sobre o câncer de próstata, seus sinais e sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e o papel da nutrição durante […]

Hospital Municipal inicia atividades do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024

O início da programação do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024”, do Hospital Municipal de Americana, ocorreu na manhã desta segunda (18), […]