Um grupo de mulheres pacientes da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) participou de uma descontraída sessão de maquiagem e um ensaio fotográfico, na tarde desta sexta (18). As atividades compõem a programação do Outubro Rosa organizado pela unidade de saúde.
A ação contou com a participação de três voluntárias: Lucíola C. Detlinger Cureau, ex-paciente oncológica que dá dicas de maquiagem e ensina laços de lenços às mulheres em tratamento com quimioterapia, e as fotógrafas Giovanna Braidotti e Jane Sousa.
Neusa Aparecida Silva Conceição, paciente da Unacon há 6 meses, aprovou a atividade, enalteceu os serviços e a equipe do centro oncológico. “Isso significa muito para mim, porque desde que entrei aqui na Unacon, com um problema de saúde e num momento bastante difícil, fui muito bem acolhida e atendida por todos os funcionários, médicos, enfermeiros, recepção, todo mundo”, elogiou.
Para Lucimara Silva dos Santos, que é atendida na Unacon há mais de 1 ano e meio, diz que eventos assim “agregam coisas positivas num momento frágil e complexo de nossas vidas”. “Tira um pouco o foco da doença e promove momentos de bem-estar. É uma oportunidade para ressignificar a vida”, contou a paciente.
“O processo de aceitação e de reconhecimento durante o tratamento, varia de acordo com o enfrentamento de cada paciente. Muitas nos procuram buscando ajuda, mas algumas dizendo que querem desistir. Então, oferecer e proporcionar esse momento a elas é gratificante. Os relatos e histórias das pacientes, bem como a relação próxima delas com a nossa equipe, nos renova e nos motiva a continuar”, destacou Raquel Cordeiro, coordenadora da Unacon.
“Essa mobilização gera um clima de alegria no ambiente da Unacon, além de oferecer mais conforto e motivação às pacientes. Isso contribui com o processo de cura, pelo qual elas vêm sendo cuidadas com a atenção e carinho que merecem”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Unidade oncológica de referência
A Unacon, que no dia 18 de junho completou 2 anos de funcionamento, é administrada pela Santa Casa de Chavantes de Misericórdia (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Desde sua inauguração até setembro deste ano, o serviço de referência no tratamento do câncer – que trata pacientes de Americana e outros 42 municípios paulistas – já realizou 42.230 atendimentos, entre consultas oncológicas, sessões de quimioterapia, procedimentos de enfermagem, cirurgias, acompanhamento com a equipe multidisciplinar e outras ações.