A reestruturação do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) envolve diversas etapas e práticas focadas na promoção de um ambiente hospitalar mais seguro e na garantia da qualidade do atendimento aos pacientes. A reestruturação do NSP é uma resposta direta à necessidade de reduzir riscos e incidentes assistenciais, reforçando uma cultura de segurança entre todos os colaboradores do hospital.
Objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente no HMUT
O NSP tem como objetivos principais:
Promover a cultura de segurança, Objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente no HMUT
O NSP tem como objetivos principais:
Promover a cultura de segurança, identificar riscos e monitorar eventos adversos, implementar mecanismos de monitoramento contínuo para detectar potenciais riscos e incidentes que possam comprometer a segurança dos pacientes. Estabelecer protocolos e diretrizes; Fomentar a notificação de eventos adversos: Incentivar uma cultura de transparência, onde os profissionais sintam-se à vontade para relatar incidentes sem medo de punições, com foco na melhoria contínua.
Resultados Esperados
Com a implantação efetiva do NSP no HMUT, espera-se a redução de eventos adversos, o aumento na qualidade dos atendimentos e a satisfação dos pacientes. A criação de uma cultura de segurança forte não só contribui para a segurança do paciente, mas também melhora a imagem institucional e o bem-estar dos profissionais de saúde, resultando em um ambiente hospitalar mais eficiente e humanizado.
A iniciativa do HMUT para implantar o NSP é um passo crucial na busca pela excelência assistencial, sendo alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais de segurança hospitalar.
Foram realizadas reuniões para abordar o assunto onde tivemos a participação de 62 colaboradores, divididos entre os gestores de áreas e enfermeiros. todos se comprometeram em multiplicar o assunto para os demais colaboradores. O treinamento foi conduzido pela Enfermeira Mariana Nunes da Qualidade