O Hospital Municipal Dr.* Waldemar Tebaldi recebeu, nesta quinta-feira (31), a palestra “Sinais e Sintomas do Câncer Infantojuvenil”, promovida pela Mobilização Passos que Salvam de Americana, para os profissionais de saúde da unidade. Durante o encontro, também houve a divulgação do evento que será realizado no dia 30 de novembro, no Centro Cívico de Americana.
A palestra, apresentada em duas sessões, foi conduzida por Flávia Rezende, cirurgiã pediátrica do HM, e Dryele Balbinotti Silva, que é a madrinha da Mobilização Passos que Salvam no município. Trata-se de uma campanha realizada pelo Hospital de Amor de Barretos há mais de 10 anos com o objetivo de alertar a população sobre o diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.
Em sua apresentação, Dra. Flávia falou dos sinais inespecíficos, que podem ser confundidos com doenças comuns da infância e listou os sintomas específicos de alguns dos principais tipos de cânceres infantis. “Será que essa criança pode ter um tumor? Essa pergunta tem que estar presente no nosso dia a dia aqui no Hospital Municipal”, afirmou a médica, que ainda frisou que o diagnóstico precoce do câncer infantil possibilita a cura em 80% dos casos.
O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, salientou que “a conscientização sobre os sinais de alerta é fundamental, pois quanto mais cedo for o diagnóstico, melhores são as chances de cura. Essa mobilização vai promover orientações de extrema importância no HM”.
Evento Passos Que Salvam
O evento de 2024 da Mobilização Passos que Salvam será realizado no dia 30 de novembro, no Centro Cívico de Americana, a partir das 8h, com entrada gratuita.
“Americana é uma das 600 cidades brasileiras que estão participando da mobilização Passos Que Salvam do Hospital de Amor”, contou Dryele. “Essa é uma ação muito importante para chamar a atenção da sociedade sobre o tema”, completou.
Ao longo do dia, a programação vai contar uma série de atividades, como torneio de futebol (das 8h às 11h e das 14h às 17h), caminhada (9h) e shows musicais de Felipe Della Fiore (12h) e Yago Rocha (17h). No dia do evento também haverá a venda de camisetas do Passos Que Salvam (R$ 40 a unidade), cuja renda é integralmente revertida ao Hospital de Amor.
Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo telefone (19) 99949-2121.