Roda de conversa, dinâmicas e sessão de Pilates encerram o Janeiro Branco no HM

O encerramento das atividades do Janeiro Branco no Hospital Municipal de Americana ocorreu na sexta (24), com a realização de uma roda da conversa “Transformando a Percepção da Saúde Mental”, dinâmicas de relaxamento e uma sessão de ginástica (Pilates Solo) no Jardim Terapêutico, com a participação de colaboradores do HM.  

O bate-papo foi mediado pelas psicólogas Juliana Oliveira e Camila Peres, que presidem a Comissão de Humanização do HM, responsável pela organização do Janeiro Branco. “Esse encontro proporcionou um espaço acolhedor para que os participantes compartilhassem suas ideias e experiências sobre saúde mental na vida pessoal e no trabalho”, explicou Juliana.

“Complementamos o encontro com dinâmicas práticas, como exercícios de respiração abdominal, mentalização positiva e ginástica laboral (Pilates). Foi um momento enriquecedor, que nos permitiu refletir e dialogar sobre formas de cuidar da saúde emocional no cotidiano, considerando especialmente o contexto do ambiente de trabalho hospitalar”, acrescentou a psicóloga.

A sessão de Pilates Solo foi conduzida pela fisioterapeuta Bárbara Costa, coordenadora da equipe de fisioterapia do HM, que salientou que a prática da atividade promove relaxamento, melhora a postura, alivia o estresse, aumenta a energia e melhora o foco e o bem-estar durante a jornada de trabalho.

Camila Peres, psicóloga clínica e presidente da Comissão de Humanização do HM, salientou que as ações do Janeiro Branco são importantes para a comunidade hospitalar, pois destacam a relevância do cuidado com a saúde mental em um contexto onde a pressão e o desgaste emocional são frequentes. “Essas iniciativas oferecem uma oportunidade de promover a reflexão sobre a importância do bem-estar emocional, ajudando a desmistificar questões relacionadas à saúde mental e encorajando os colaboradores, pacientes e acompanhantes a cuidarem de si mesmos”, pontuou.

“Foi uma semana intensa, com diversas ações relacionadas à saúde mental e emocional. As equipes estiveram envolvidas e receberam muitas orientações e aconselhamentos. Isso contribui muito com o processo de humanização no qual estamos comprometidos. Aproveito para agradecer os profissionais que promoveram o Janeiro Branco, bem como os que participaram das  atividades”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

O Janeiro Branco do HM foi realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro e contou com a realização de palestras com psicólogos, rodas de conversa e sessões de ginástica.

Gestão compartilhada

Desde fevereiro de 2023, a organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) administra o Hospital Municipal por meio de gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Boletim Informativo Março 2025

Grupo Chavantes faz história.

Grupo Chavantes elege nova diretoria e reforça compromisso com a excelência na saúde

O Grupo Chavantes realizou, nesta quarta-feira (2), a reunião do Conselho de Administração, tendo como pauta principal a eleição da nova diretoria, conforme […]

Nutricionista da Santa Casa de Chavantes aponta benefícios do chá de marcela, em entrevista à revista Casa e Jardim

A Dra. Carla Borges, diretora do serviço de nutrição da Santa Casa de Chavantes, apontou benefícios do chá de marcela, em entrevista à […]

Santa Casa de Chavantes marcou presença na Jornada de Sucesso da Fehosp, realizada como prévia do 34º Congresso Fehosp

A apresentação foi conduzida por Camilla Neves, gerente administrativa operacional do Grupo Chavantes, que promoveu um debate aprofundado sobre a Acreditação Internacional ACSA. […]