Após ser decretado o total colapso da saúde municipal de Vilhena – RO no decreto de Calamidade Pública em Saúde, a Santa Casa de Chavantes enviou uma equipe multiprofissional composta por 18 pessoas entre médicos, enfermeiros e administradores hospitalares à fim de realizar um diagnóstico preciso e criar planos de ação para tirar a cidade da calamidade em que se encontra.
Em meio de um grave surto de dengue a cidade, detentora de 7 UBS só tem 2 unidades que ainda funcionam em meio ao caos.
O colapso só não é maior, porque a UPA 24 horas acaba recebendo toda a demanda de pacientes que necessitam de atendimento, mediante esforço tremendo de suas equipes assistenciais.
Além disso, o hospital regional possui alas completamente fechadas e abandonadas, enquanto pacientes se aglomeram em corredores e se amontoam em mais de 5 pacientes em quartos que foram feitos apenas para 2 pessoas.
Alguns planos de ação já foram implantados, como: aumento e reforço das equipes assistenciais, compra de insumos e medicamentos, além de materiais para que se reabram as UBS fechadas.
Apesar do cenário caótico, a população de Vilhena tem mostrado resiliência, confiança na equipe da Santa Casa de Chavantes e esperança.
A equipe da Santa Casa de Chavantes não medirá esforços para trazer humanização e dignidade à população deste importante município.