Neste dia 01 de julho, o Hospital de Cuidados Prolongados completa um ano desde sua inauguração e sob a gestão da Santa Casa de Chavantes, proporcionando cuidados excepcionais e humanizados aos pacientes que necessitam de assistência prolongada. O hospital, localizado em Casa Branca, a 226 km de São Paulo, foi criado com o objetivo de oferecer suporte e tratamento contínuo para pacientes que precisam de reabilitação ou cuidados paliativos.
O Hospital conta com uma estrutura para atender até 50 leitos, que oferecem cuidados intensivos e especializados. Atualmente, o hospital está com uma taxa de ocupação de 98%, com 49 leitos ocupados e uma vaga reservada para atender novos pacientes que necessitem de tratamento prolongado.
Os pacientes internados no Prolongados, têm a possibilidade de permanecer até 90 dias sob os cuidados da equipe médica e, se necessário, esse período pode ser estendido, dependendo da condição clínica de cada paciente e das orientações médicas.
Com uma equipe multidisciplinar composta por mais de 100 colaboradores dedicados, o hospital oferece uma ampla gama de serviços e suporte aos pacientes e suas famílias. Entre os colaboradores, encontram-se enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, médicos, equipe administrativa, farmacêuticos, radiologistas, psicóloga, assistente social, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.
Além da equipe profissional, o Hospital de Cuidados Prolongados valoriza a importância do suporte emocional e espiritual para os pacientes durante o processo de tratamento. Nesse sentido, a Capelania Hospitalar, tem sido um suporte importante para os pacientes e suas famílias ao lidarem com questões de espiritualidade e acolhimento.
Outra iniciativa que tem trazido conforto e bem-estar aos pacientes é o Grupo MusiVida, um conjunto de músicos voluntários que oferecem sessões de musicoterapia nas unidades hospitalares. Os voluntários do MusiVida proporcionam momentos de relaxamento e alívio para os pacientes, por meio da música, contribuindo para uma experiência de cuidado mais humanizado e positivo.
As comemorações do primeiro aniversário do Hospital de Cuidados Prolongados contaram com a participação tanto dos pacientes quanto dos colaboradores, que se uniram para assistir à emocionante apresentação do Grupo MusiVida, além de outras apresentações artísticas preparadas para a ocasião.
Foi uma oportunidade para celebrar as conquistas e os avanços alcançados ao longo desse primeiro ano de atendimento, além de reforçar o compromisso da equipe em continuar oferecendo um ambiente de cuidado, carinho e respeito a todos que passam por ali.
Com o primeiro ano de sucesso, o Hospital de Cuidados Prolongados reafirma sua missão de promover a recuperação e a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando tratamentos personalizados, abordagem humanizada e suporte integral para seus pacientes e familiares. A instituição segue firme em seu propósito de ser um ponto de referência na prestação de serviços de saúde, destacando-se pela excelência no atendimento e pela valorização da dimensão humana no cuidado com a saúde.
Que venham muitos outros anos de dedicação, cuidado e esperança no Hospital de Cuidados Prolongados, fazendo a diferença na vida de tantas pessoas que necessitam de assistência especializada e apoio nesse momento delicado de suas jornadas.
O presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho, parabeniza a todos os funcionários e colaboradores do hospital, que tem trabalhado para levar além de tratamento, um acolhimento especial aos pacientes que dele necessitam.
Fonte: Paulo Mendes/Assessoria de Comunicação – Santa Casa de Misericórdia de Chavantes