Funcionários do HM, Unacon e UPA São José passam por treinamento de segurança e saúde do trabalho
Funcionários do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, da Unacon (Centro de Oncologia de Americana) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José começaram a passar por treinamento de segurança e saúde no trabalho.
Os primeiros encontros foram realizados no auditório do HM, com equipes de enfermagem, pessoal administrativo e terceirizados. Agora, as sessões prosseguem durante todo o segundo semestre nas unidades administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
“A segurança dos nossos colaboradores, assim como as boas práticas de prevenção de riscos, são valores muito caros para a Chavantes. Por isso, essa capacitação de nossas equipes é muito importante”, disse Andréia Santos, diretora da SCMC.
“Segurança é um fator de extrema importância a qualquer indivíduo, independentemente do setor onde atua. Estamos aperfeiçoando o cumprimento das normas para evitar riscos e acidentes. As capacitações nesse sentido são fundamentais, principalmente por se tratar de ambiente hospitalar”, destacou o secretário de Saúde da Prefeitura, Danilo Carvalho Oliveira.
O programa envolve a apresentação de equipamentos de proteção individual (EPI), normas de segurança do trabalho, vídeos e casos de não conformidade com diretrizes de segurança que resultaram em situações de risco e/ou acidentes evitáveis.
O objetivo dos treinamentos, explica o instrutor Jorge Machado, consultor técnico em Segurança do Trabalho, é garantir a aplicabilidade de normas regulamentadoras como a NR-6 (requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de EPI), a NR-26 (sinalização e identificação de segurança em locais de trabalho) e a NR-32 (medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde).
Os cursos também abordam outras normas que complementam a gestão de segurança.
“A ideia é estimular e melhorar a percepção dos riscos dos locais de trabalhos, implantar e desenvolver uma cultura de segurança mais sólida e eficiente nas unidades geridas pela Chavantes”, acrescenta Machado, diretor da Priori-Seg Gestão e Treinamentos em Segurança do Trabalho, empresa terceirizada responsável pelo programa.
Texto e fotos: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)