O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, de Americana (SP), celebrou um convênio com a Faculdade São Leopoldo Mandic que vai ampliar a cobertura e a qualidade médico assistencial da unidade. A partir desta terça (1º de outubro), estudantes do 5º e 6º anos do curso de medicina da instituição farão estágio no HM, atuando nas áreas de neonatologia, ginecologia e obstetrícia.
O Dr. Bruno Bindi, gerente médico do HM e gestor administrativo do projeto/parceria, explica como vai se desenvolver o chamado internato médico, que é uma etapa obrigatória na graduação em medicina. “Serão cerca de 25 alunos por dia, que farão estágio nas especialidades maternidade (ginecologia obstetrícia) e neonatologia. Eles vão atuar em equipes e em dois turnos, das 7h às 13h e das 13h às 19h, nos setores de pronto-atendimento, ambulatório, enfermaria, alojamento conjunto, sala de parto e UTI Neonatal”, observa.
A parceria traz benefícios para o Hospital Municipal, aos estudantes da Mandic e à população de Americana usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), salienta o Dr. Bindi.
“Além de melhorar os serviços assistenciais oferecidos à população, a instituição adquire o caráter de hospital ensino, na medida em que os alunos têm a oportunidade de praticar a profissão e vivenciar a experiência diária, sob supervisão médica, podendo assim se fornarem médicos mais qualificados”, analisa.
Em contrapartida, destaca o Dr. Bindi, a instituição de ensino fará algumas melhorias na unidade como, por exemplo, a implantação de uma sala de estudos e de um conforto médico. “Essas ações vão contribuir com o aperfeiçoamento da estrutura física do HM”, diz.
Durante a jornada de estágio no HM, os alunos da Mandic terão a supervisão de cinco médicos, além do corpo clínico: Dr. Gustavo Antonio de Souza, Dr. Caio Hartman e Dra. Tatiana Tanaka (coordenadores da área de maternidade/ginecologia obstetrícia) e Dra. Mônica Barthelson e Dra. Marina Sanches (coordenadoras da área de neonatologia).
Gestão compartilhada
Desde fevereiro do ano passado, o Hospital Municipal é administrado pela organização social de saúde (OSS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.