Em artigo, médico Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da Santa Casa de Chavantes comenta ações da empresa na saúde de Vilhena.

Transparência e dedicação

A gestão hospitalar é árdua e envolve muitas questões sensíveis à administração pública, especialmente a preocupação social com a assistência de qualidade à população e a sustentabilidade financeira, já que o orçamento geralmente é limitado e a assistência de qualidade consome recursos de grande importância.
O compromisso da gestão da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Regional Adamastor Teixeira de Oliveira e do Instituto do Rim de Rondônia – IRR já enfrentou diversos desafios e concentrou esforços iniciais na gestão dos recursos para que pudesse rapidamente, de forma eficiente, melhorar a infraestrutura, os processos técnicos e operacionais, com foco na segurança do paciente. Os indicadores que avaliam os serviços de saúde no município mostram que obtivemos um salto de evolução em
indicadores de gestão que avaliam mais de 7 mil itens agrupados em 4 categorias. Em apenas seis meses, evoluindo de 2.9 pontos para 7.8 pontos.
Os dados coletados de janeiro a julho de 2023 são importantes e, especialmente, servem como motivação para que toda a equipe e profissionais envolvidos continuem obstinados na busca da eliminação das vulnerabilidades técnicas assistenciais e estruturais. As melhorias físicas também são relevantes, mas números e paredes estão longe de ser o que de fato nos move.
Em outro levantamento alcançamos 80% de satisfação dos usuários, o que mostra a percepção desse trabalho na ponta.
O grupo de profissionais, desde o executivo municipal – prefeito, secretário de saúde, médicos, profissionais de saúde e profissionais que atuam na saúde – diante das dificuldades crônicas da saúde no município e dos riscos inerentes à prestação de serviços que eram alarmantes, engajou-se o suficiente para que a mobilização coletiva não medisse esforços para mudar essa realidade.
Apresentamos muito mais que dados quantitativos e qualitativos; desejamos proporcionar transparência e 09/08/23, 00:02 Em artigo, médico Anis Ghattás Mitri Filho, presidente da Santa Casa de Chavantes comenta ações da empresa na saúde de Vilhena – Folha do Sul Online https://www.folhadosulonline.com.br/noticias/detalhe/2023/em-artigo-medico-anis-ghattas-mitri-filho-presidente-santa-casa-chavantes-comenta-acoes-empresa-na-saude-vilhena 2/3 efetividade a um processo que detalha o impacto das melhorias e investimentos para o aprimoramento do atendimento às pessoas.
O plano de ações ainda tem um longo caminho pela frente, mas certamente diminuímos consideravelmente o nível de criticidade dos equipamentos de saúde e estabelecemos novas metas de qualidade. Nosso foco são os indicadores humanos.
Acolher e respeitar o paciente em seu momento de dor e angústia, oferecer o suporte e cuidado que todos merecem, é o compromisso com a população e os recursos empregados. É compreender que quem tem dor tem pressa, que quem ama está aflito pelo cuidado de seu familiar e promover uma assistência que, mesmo buscando equidade e sustentabilidade, consiga personalizar o atendimento. Capacitar todos os envolvidos para que tenham a motivação necessária para exercer o melhor na prática da saúde, a humanização de cada gesto, o olhar diferenciado e a atenção que cada situação impõe na árdua rotina de uma unidade de saúde.
Mais do que mensurar resultados, desejamos agradecer a todos os envolvidos, a cada colaborador que fez parte dessa mudança. E mesmo que nosso trabalho seja por tempo determinado, o que construímos até aqui será contínuo. A cultura do cuidar, o aprendizado, a educação continuada de nossos profissionais e a ânsia por dias cada vez melhores estão enraizados, e os avanços serão consequências naturais, especialmente porque a dedicação e o amor ao trabalho trazem resultados. Essa é a receita mais infalível que um médico pode prescrever.

Anis Ghattás Mitri Filho, médico e Presidente da Santa Casa de Chavantes

Fonte: Folha do Sul
Autor: Anis Ghattás Mitri Filho

Pacote inédito de obras e melhorias transformou o Hospital Municipal em 2024

Ao longo de 2024, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” passou por obras e melhorias que trouxeram ganhos significativos à estrutura física da […]

UPAs São José e Dona Rosa descentralizaram atendimento de urgências e emergências na cidade e desafogaram o Pronto-Socorro do Hospital Municipal

Além da descentralização dos serviços de saúde envolvendo urgências e emergências, as duas Unidades de Pronto Atendimento recém inauguradas no município – a […]

Unacon registrou aumento de 27,6% nos atendimentos realizados entre janeiro e novembro

Entre janeiro e novembro de 2024, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana realizou um total de 23.995 […]

Nova Maternidade do HM já registrou o nascimento de 442 bebês

Entre os dias 25 de junho – data da inauguração da nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” – e a tarde […]