Equipe assistencial das unidades Chavantes participou de palestra online sobre acidente vascular cerebral (AVC)

Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Americana, da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José e da UPA Dona Rosa participaram, na noite desta terça (5), da palestra online “Primeiro Atendimento e Referenciamento – Eficiência, Dinamismo e Prática no Atendimento Vascular Pré-Hospitalar do AVC”. A capacitação foi apresentada à distância pelo professor e neurologista vascular Diógenes Zãn.  

O evento técnico teve a presença de cerca de 70 participantes entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, sendo metade de forma presencial (na sala de reuniões do HM) e o restante de maneira virtual.

“O objetivo é fazer com que os profissionais de saúde estejam mais aptos e preparados para dar o melhor atendimento, cada um em sua função, aos pacientes que chegam no HM e nas UPAs com sintomas e sinais de AVC. Ou seja, para que o diagnóstico seja preciso e o tratamento seja o mais adequado para o paciente”, disse o palestrante, que é coordenador da Linha de AVC da Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), de Sapucaia do Sul (RS). 

Medidas preventivas para redução do impacto do AVC se dão tanto no âmbito social quanto durante o atendimento em hospitais, salientou o médico.  “Hábitos de vida saudáveis são capazes de reduzir o AVC em até 90% das vezes” alertou o médico, fazendo menção a fatores como alimentação equilibrada, atividade física, controle do peso e de doenças como diabetes e pressão alta, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool.

“E no ambiente hospitalar é fundamental que cada profissional saiba o que fazer no momento certo, no lugar certo e do jeito certo, porque cada etapa do atendimento é decisiva para o desfecho do paciente com AVC”, acrescentou o Dr. Diógenes. “O AVC é uma doença tempo-dependente, ou seja, quanto mais demora, processos e burocracia para ofertar o tratamento, pior será o desfecho para o paciente”.

“Essa palestra é uma ação de suma importância para enriquecer ainda mais o conhecimento dos profissionais do HM e das UPAs. Isso contribui muito com o aperfeiçoamento técnico e amplia a qualificação da assistência médico-hospitalar”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A Dra. Marcella Pozetti, diretora técnica do Hospital Municipal, também destacou a importância da capacitação. “O evento foi feito justamente para melhorar a qualidade do atendimento da equipe do HM, bem como as equipes das UPAs, visando um atendimento mais eficiente com melhores desfechos para os pacientes”, afirmou.

Cem mil casos por ano no Brasil

O AVC é a doença que mais mata e incapacita no Brasil, alertou o neurologista, por isso é fundamental a agilidade do atendimento no hospital. “São mais de 100 mil pessoas que morrem por ano no Brasil por conta do AVC. E um estudo nacional apontou que o custo anual de cada paciente com AVC, com assistência à saúde ou por deixar de trabalhar, gira em torno de R$134 mil”, contextualizou o neurologista. 

Gestão compartilhada

A Chavantes é a organização social de saúde (OSS) que administra o Hospital Municipal, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José e a UPA Dona Rosa, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.  

SAMU de Marília promove treinamento E-FAST: Ultrassonografia Point-of-Care no Contexto do Trauma

No último dia 20 de janeiro, ocorreu um importante treinamento voltado para médicos do SAMU de Marília sobre o uso da ultrassonografia Point-of-Care […]

Grupo de capelania promove oficina de artesanato e Dia da Beleza para celebrar 20 anos de atividades no HM

Em comemoração aos 20 anos de realização de ações voluntárias no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, o grupo Capelania Evangélica Hospitalar promoveu, nesta […]

RESULTADO POSITIVO: HRCM aumento número de cirurgias em 45% no período de 2 anos

Nos últimos dois anos, o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou um aumento de 45% no número de cirurgias realizadas, fruto de […]

HM promove treinamentos para a identificação precoce da sepse

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana (SP), realizou nesta quinta e […]