Fonoaudióloga do HM falou sobre posições de mamada em palestra do “Agosto Dourado no HM”

“O aleitamento materno é a maior proteção que podemos dar ao bebê, pois garante benefícios por toda a vida como, por exemplo, a boa formação da cavidade oral. Por isso, é tão fundamental o posicionamento adequado do recém-nascido na hora de amamentar”. O conselho foi dado por Aline Covo, fonoaudióloga do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, durante a palestra “Posições da Mamada”, na manhã desta terça (8).

A palestra – realizada na sala de espera da Maternidade – integra a programação do “Agosto Dourado no HM”, evento com atividades voltadas à promoção da saúde de gestantes e lactantes do Hospital Municipal.

O aleitamento materno, salientou Aline, auxilia o crescimento do bebê, evita infecções respiratórias, favorece a introdução alimentar e previne problemas na fala, entre outros benefícios.

“O aleitamento no peito promove o desenvolvimento mais adequado da face, ajudando a formação da cavidade oral, a posição correta da língua e deixando a respiração melhor”, listou a fonoaudióloga.

A palestrante frisou que a escolha de um ambiente tranquilo e o bom posicionamento do bebê são aspectos essenciais para uma amamentação de qualidade. “Primeiro de tudo, procure um local confortável na sua casa, onde você possa segurar o bebê com mais confiança. Depois, posicione o bebê de frente para o mamilo, ao invés de tentar levar o peito até onde está a boca do bebê”, orientou.

Aline demonstrou algumas posições de amamentação e ainda ressaltou a importância da chamada “pega boa” (abocanhada profunda). “Quanto mais profunda for a ‘pega’ no seio, menor será a dor que você sentirá”, salientou a fonoaudióloga.

Francielli Cristina Rodrigues acompanhou as orientações ao lado da pequena Helena, filha nascida no dia 6 de agosto que dormiu serenamente durante toda a palestra. “Gostei de saber informações sobre a ‘pega’, vai me ajudar bastante”, contou a jovem mãe.

Agosto, mês do aleitamento

No Brasil, agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno ( Lei nº 13.435/2.017). E no mundo também são realizadas inúmeras ações de conscientização sobre a importância do leite materno, vinculadas ao Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto) e à Semana Mundial do Aleitamento (1º a 7 de agosto).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Santa Casa de Chavantes

Desde fevereiro, a organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Novo piso da Maternidade do HM começa a ser instalado

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de […]

Banco de Sangue está precisando de doadores de sangue dos tipos A- e O-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está necessitando de doadores dos tipos sanguíneos  A- e O- para a manutenção […]

Presidente da Santa Casa de Chavantes apresenta trabalho do Comitê das Organizações Sociais da Saúde, no Congresso Fehosp

O pré-congresso da Fehosp, maior evento do setor filantrópico de saúde e que acontece em Campinas, marcou a posse dos membros do Comitê […]

Boletim Informativo Abril 2024

Primeiro evento do Comitê das Organizações Sociais da Saúde (COSS).