Grupo de voluntários vai oferecer café da manhã e apoio espiritual a pacientes do Hospital Municipal nesta 5ª

Na próxima quinta (21), das 7h às 10h, um grupo de voluntários estará numa tenda ao lado do Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” oferecendo auxílio espiritual e um café da manhã aos pacientes e acompanhantes que buscam os serviços de saúde na unidade.  

O evento integra o programa de ações da Comissão Técnica de Humanização do HMA. Denominado Ponto de Fé, será desenvolvido por membros do Grupo da Saúde Universal que estarão instalados debaixo de uma tenda fazendo a distribuição de folhetos, oferecendo apoio espiritual aos interessados, café, bolachas e fatias de bolo, explicam as voluntárias Rosane Bassan e Graça Berbel. 

De acordo com Klebson Soares Carvalho, diretor da Santa Casa de Chavantes, projeto Americana, o objetivo da iniciativa é estimular e expandir as ações de capelania e apoio espiritual que já são desenvolvidas no HM. “Nesse primeiro momento vamos começar com esse café da manhã, mas depois queremos avançar em outros projetos relacionados à capelania, entre eles a revitalização da capela do HM”, declara. “Esse trabalho voluntário é importante porque as pessoas chegam aqui fragilizadas. Isso vai inspirar outras pessoas a participar e fazer outras ações de acolhimento”, acrescenta. 

Ana Cláudia Vieira Bessa, psicóloga clínica do HM, observa que as visitas de capelania no HM começaram no final do ano passado. “Todos os visitantes são cadastrados no Serviço Social. Geralmente, as ações de capelania hospitalar ocorrem antes do horário de visita de familiares e acompanhantes do paciente”, explica. 

“A capelania desenvolve um importante papel no ambiente hospitalar, onde o ser humano costuma estar muito fragilizado. Este trabalho de apoio espiritual voluntário é louvável, pois ajuda a fortalecer a fé e o ânimo de muitos pacientes e seus familiares”, avalia o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

A prestação de assistência religiosa nas entidades hospitalares públicas e privadas (ou capelania) é uma atividade regulamentada pela Lei Nº 9.982, de 14 de julho de 2000.

Desde fevereiro de 2023, o Hospital Municipal de Americana é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana. 

Novo piso da Maternidade do HM começa a ser instalado

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de […]

Banco de Sangue está precisando de doadores de sangue dos tipos A- e O-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está necessitando de doadores dos tipos sanguíneos  A- e O- para a manutenção […]

Presidente da Santa Casa de Chavantes apresenta trabalho do Comitê das Organizações Sociais da Saúde, no Congresso Fehosp

O pré-congresso da Fehosp, maior evento do setor filantrópico de saúde e que acontece em Campinas, marcou a posse dos membros do Comitê […]

Boletim Informativo Abril 2024

Primeiro evento do Comitê das Organizações Sociais da Saúde (COSS).