‘Heróis Mirins do HMA’ começa no sábado, dia 6.

Projeto dirigido a crianças que serão submetidas a cirurgias eletivas no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, prevê o uso fantasias de super-heróis e internação em ambientes  temáticos

O processo de humanização do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de Americana (HMA) vai ganhar o reforço de Super-heróis como Super-Homem, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Batman e outros personagens famosos, onde as crianças irão até o centro cirúrgico com a capa do seu personagem preferido.  

Neste sábado (6), começa o mutirão ‘Heróis Mirins do HMA’, quando oito crianças – com cirurgias eletivas programadas – terão uma experiência divertida e encorajadora (baseada no universo dos super-heróis) durante as fases pré e pós-cirúrgica.

Durante a permanência no hospital, os pacientes pediátricos vão usar fantasias de super-heróis famosos e serão levados em um carrinho elétrico até o centro cirúrgico e a ala com decoração infantil.

Outra novidade é que os pais e/ou responsáveis das crianças poderão acompanhá-las durante a etapa pré e pós anestésica, contribuindo assim com o relaxamento do paciente e o aumento da sensação de amparo familiar.  

E ainda, nossos pequenos receberão um Certificado de Coragem juntamente com um delicioso lanche especial.

Neste sábado, as oito crianças envolvidas no lançamento do Heróis Mirins passarão por cirurgias nas especialidades de cirurgia geral e otorrino. 

O ‘Heróis Mirins do HMA’ é uma iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), OS (Organização Social) mantenedora do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Avenida de Cillo por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.  

Humanização do atendimento

O objetivo da ação é tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor aos pacientes pediátricos, favorecendo a preparação psicológica pré-cirúrgica e reduzindo o estresse das crianças, explica Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.  

“O projeto Heróis Mirins do HMA é uma ação inédita quefaz parte de um processo contínuo de humanização do atendimento, das rotinas e dos colaboradores do HMA”,  observa Andréia. “A humanização dos serviços de saúde é um dos pilares centrais da gestão da Santa Casa de Chavantes e a Secretaria Municipal de Saúde de Americana”, acrescenta a diretora da O.S.

De acordo com Andréia, cada vez mais a Santa Casa de Chavantes e Secretaria Municipal de Saúde vão promover ações de fomento ao bem-estar e maior acolhimento de pacientes das unidades de saúde sob sua gestão. “A ideia é estender o conceito dessa iniciativa para outras ações do HMA como, por exemplo, campanhas de doação de sangue e mutirões de cirurgia eletiva”, declara a diretora.

Hospital Municipal promove ginástica laboral para colaboradores

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realiza sessões de ginástica laboral, nesta quarta (08) e quinta-feira (09), voltadas para os profissionais […]

HM, Unacon e UPA São José têm oportunidades de emprego em quatro áreas

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) […]

Boletim Informativo Abril 2025

Letícia Bellotto Turim assume Organização Social de Saúde.

Cerimônia marca entrega oficial da certificação internacional da ACSA à Santa Casa de Chavantes

Evento celebrou o reconhecimento que torna a Santa Casa a primeira instituição de saúde do Brasil a obter esse selo europeu de qualidade […]