
Com o aumento dos casos de dengue na região, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” está ampliando suas ações para combater a doença e proteger a saúde da população. Nesta terça-feira (25), teve início a distribuição de panfletos informativos e a instalação de uma nova TV para informar pacientes, acompanhantes e visitantes sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A iniciativa não é apenas o tratamento dos pacientes, mas também a prevenção e a conscientização sobre a importância de medidas que ajudem a controlar a disseminação do vírus. A programação fez parte da campanha municipal “Todos contra a Dengue – Para não deixar água parada, tem que se mexer!”, que tem como objetivo mobilizar a cidade toda contra a doença.
“A dengue é uma doença séria, mas com a união de esforços entre a população e as instituições de saúde, é possível controlar sua propagação. O Hospital Municipal reafirma seu compromisso com a saúde da comunidade e convida todos a se juntarem nessa luta contra a dengue”, ressaltou o diretor geral do Hospital Municipal de Americana, Ruy Santos.
As ações incluem campanhas de informação e educação, que têm como objetivo alertar a comunidade sobre os sintomas da dengue, formas de transmissão e, principalmente, sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença.
Além disso, o hospital está reforçando a capacitação de sua equipe médica e de enfermagem para garantir um atendimento ágil e eficaz aos pacientes com suspeita de dengue. A triagem rápida e o diagnóstico precoce são fundamentais para o manejo adequado da doença e para a redução de complicações.
“A conscientização e a mobilização são ações fundamentais para prevenir a doença, pois precisamos do envolvimento de todos contra o mosquito transmissor. Sendo assim, o Hospital Municipal vem prestando sua colaboração, com informação, orientação e engajamento das equipes”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O Hospital Municipal de Americana é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde de Americana.
Texto e fotos: Ariel Ferreira (MTb 62.872) / Grupo Chavantes