Desde a semana passada, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” já dispõe de uma versão atualizada de seu sistema de gestão hospitalar, que vai trazer mais agilidade no atendimento de pacientes e melhor organização dos dados coletados.
A nova versão do sistema operacional do Hospital Municipal foi aperfeiçoada a partir de análises, levantamentos de campo, entrevistas com profissionais de saúde e reuniões entre gestores do HM e da empresa responsável pelo sistema operacional, explica Rodrigo Klein, coordenador do TI da Chavantes, projeto Americana.
“Fornecemos dados para eles desenvolverem uma versão personalizada para atender as demandas e necessidades específicas do HM, especialmente do pronto-socorro”, observa Klein.
De acordo com o coordenador, a atualização da plataforma digital vai reduzir o tempo de atendimento dos usuários SUS e permitir uma melhor organização dos dados coletados de pacientes e dos processos realizados no HM.
O sistema de atendimento médico foi revisado e com o intuito de melhorar os registros de consultas e agilizar os atendimentos do pronto-socorro.
“Os processos estão sendo ajustados agora com o novo PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), justamente para reduzir o tempo de atendimento e aprimorar a eficiência dentro do hospital, melhorando os desfechos clínicos”, afirma a Dra.
Marcella Pozetti, diretora técnica do Hospital Municipal.
“Esta é uma ferramenta que vai proporcionar mais eficiência e resolutividade no atendimento à população. Os profissionais agora têm à disposição um sistema tecnológico de alta performance para operacionalizar os fluxos e processos de trabalho. E isso se traduz na otimização de tempo e recursos; e o que é mais importante, possibilita melhor qualidade na assistência aos pacientes”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Até o final de novembro, a versão atualizada do sistema de gestão hospitalar também já estará rodando na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.
Gestão hospitalar integrada
O sistema de gestão hospitalar operante no HM, na Unacon e na UPA São José foi implantado a partir de outubro de 2023, com o objetivo de integrar informações e dados das três unidades de saúde administradas pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
A plataforma digital agiliza o atendimento de pacientes, organiza o fluxo dos processos e rotinas (de alas e setores), auxilia a gestão de custos, de estoques de insumos e materiais, entre outras ações administrativas. Além disso, permite ações como agendamento, fornecimento de laudos via web, geração de relatórios, cadastros e a geração de prontuários eletrônicos unificados, que reúne informações sobre o atendimento de pacientes no HM, Unacon e UPA São José.