Na semana passada, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” promoveu um treinamento sobre doação de órgãos para os profissionais de sua equipe multidisciplinar. A capacitação foi apresentada em dois dias (quatro horários) visando a participação de funcionários dos diferentes turnos.
Laiane Lopes, coordenadora de enfermagem das UTIs adulto do HM, observa que o principal objetivo do treinamento foi a conscientização dos colaboradores do HM sobre a importância da doação de órgãos.
Segundo a coordenadora, o treinamento enfatizou não só os parâmetros técnicos inerentes ao processo da doação de órgãos, mas também a importância da humanização e interação entre os profissionais e a família.
“A gente abordou temas como a legislação que rege a doação de órgãos no Brasil, a dinâmica do processo, os critérios e requisitos para a doação, quem são os envolvidos, quem pode ser um potencial doador, a atuação da OPO (Organização de Procura de Órgãos) junto ao HM, as responsabilidades institucionais e a importância da atuação da enfermagem nesse contexto”, explicou a coordenadora, que conduziu os treinamentos.
O potencial doador necessita de cuidados específicos para que, a partir dele, mais vidas possam ser salvas, frisou a coordenadora. “E isso depende muito da qualidade da assistência de enfermagem”, ressaltou.
“O treinamento destacou que a equipe de enfermagem, em especial o enfermeiro, assume um papel essencial no processo de doação de órgãos, já que este profissional, de posse de conhecimentos técnicos específicos, tem a possibilidade de repassar informações fidedignas aos familiares, com maior segurança. E isso favorece o sucesso do processo”, disse Laiane.
Dia Nacional da Doação de Órgãos
A data – instituída pela Lei nº 11.584/2007 – é celebrada anualmente em 27 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo e o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável pelo financiamento de cerca de 95% dos transplantes no país.
“Aproveitamos o ‘Dia Nacional de Doação de Órgãos’ para enfatizar que um cuidado humanizado ao potencial doador e aos seus familiares contribui efetivamente para o aumento do número de doações e, consequentemente, para que mais vidas tenham a oportunidade de escrever histórias de sucesso”, diz Laiane.
Gestão compartilhada desde 2023
Desde fevereiro de 2023, o HM é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.