Janeiro Branco no HM: palestra abordou a importância da saúde mental entre profissionais da saúde

A programação do Janeiro Branco no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, prosseguiu nesta quarta (22) com a realização da palestra “Construindo Equilíbrio no Trabalho e na Vida”, apresentada pela psicóloga Camila Stoco. 

“A gente sabe que, normalmente, já é difícil encontrar equilíbrio na vida. E em um hospital isso também é complicado, porque o profissional da área da saúde lida com o estresse e pressão o tempo todo, independentemente do cargo, isso vale desde o médico até a pessoa que trabalha na limpeza”, comentou a psicóloga logo no início da palestra. “Por isso, o cuidado com a saúde mental é fundamental”, pontuou.

Camila enfatizou a importância de monitorar os fatores que impactam na saúde mental como, por exemplo, o estresse, pressão, infelicidade, situação financeira, relações sociais, ambiente de trabalho e outros. 

“O problema é quando a gente não consegue dar conta de todos esses aspectos, quando começamos a perceber alguns sinais de que algo está errado. Esse é o momento de buscar ajuda especializada e profissional, uma terapia por exemplo, ou o suporte de amigos e familiares”, aconselhou. 

Segundo Camila, é imprescindível tratar o tema saúde mental entre os profissionais que atuam em serviços de saúde. “A gente sempre precisa lembrar que quem cuida, também precisa ser cuidado. E também porque a qualidade da saúde mental do profissional da saúde se reflete no atendimento prestado aos pacientes”, afirmou.  

“Trabalhar a questão da saúde mental no ambiente hospitalar é fundamental para manter o equilíbrio emocional dos profissionais. E isso ajuda a amenizar o estresse e contribui para que eles enfrentem as situações do dia a dia de forma mais confiante e serena”, avaliou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

As atividades do Janeiro Branco no HM prosseguem até esta sexta (24), com a realização de palestras e rodas de conversa com psicólogos e sessões de ginástica laboral.

Gestão compartilhada

Desde fevereiro de 2023, a organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC) administra o Hospital Municipal por meio de gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde, da Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Janeiro Branco no HM: palestra abordou a importância da saúde mental entre profissionais da saúde

A programação do Janeiro Branco no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, prosseguiu nesta quarta (22) com a realização da palestra “Construindo […]

Na Mídia I Campo Maior em Foco I Maternidade de Campo Maior (PI) registrou índice zero na morte de mulheres por decorrência de parto ou gestação

A maternidade do Hospital Regional de Campo Maior, gerida pela Santa Casa de Chavantes, divulgou o número de bebês nascidos na instituição no […]

Rondoniaovivo.com: Vereadores enaltecem excelência na gestão da Santa Casa de Chavantes em visita

Na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, os vereadores de Cacoal, Farlen Maycon Machado e Marilande Alves, realizaram uma visita ao Hospital Regional […]

SAMU de Marília promove treinamento E-FAST: Ultrassonografia Point-of-Care no Contexto do Trauma

No último dia 20 de janeiro, ocorreu um importante treinamento voltado para médicos do SAMU de Marília sobre o uso da ultrassonografia Point-of-Care […]