Novembro Azul: equipe multidisciplinar da Unacon promoveu encontro sobre câncer de próstata com colaboradores do HM

A campanha Novembro Azul e as formas de prevenção e  tratamento do câncer de próstata foram temas de um encontro promovido pela equipe multidisciplinar da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), na manhã desta segunda (25), no Jardim Terapêutico do Hospital Municipal de Americana.

O evento, dirigido aos colaboradores do HM, foi conduzido e apresentado por profissionais de saúde da Unacon. O urologista Saulo Cavalieri, duas nutricionistas, a assistente social e a psicóloga que atuam na unidade oncológica falaram sobre a doença, fatores de risco, prevenção e o tabu existente em relação ao exame de toque, e também sobre os serviços oferecidos na Unacon.

Houve ainda a entrega de uma cartilha com informações básicas sobre o câncer de próstata – elaborada pelas nutricionistas oncológicas Andréia Rissati e Valeska Zanetti -, a distribuição de brindes e de suplementos nutricionais indicados para pacientes em tratamento oncológico.

O Dr. Saulo destacou que é essencial a realização periódica dos exames de sangue (PSA) e de toque, de forma complementar. “Um não exclui o outro, é sempre um mais o outro. A realização desses dois exames permite a detecção precoce do câncer de próstata, facilitando o tratamento e melhorando a expectativa de vida do paciente. Depois do advento do PSA e do exame de toque, a mortalidade do câncer de próstata diminuiu em cerca de 70%”, conta o urologista.

Raquel Cordeiro, coordenadora da Unacon, ressaltou a importância do compartilhamento de informações preventivas sobre a doença entre profissionais da saúde. “Essa troca de informações e experiências entre as equipes da Unacon e do HM é  de extrema importância, pois eles serão multiplicadores da prevenção”, observa.

“Apesar da alta prevalência, o câncer de próstata tem grandes chances de evoluir para a cura quando diagnosticado precocemente. Essas ações têm por finalidade conscientizar os homens sobre a importância do exame de rastreamento e a necessidade do autocuidado. A campanha Novembro Azul foi criada justamente para chamar a atenção de todos sobre essa questão”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Desde 2023, a Unacon e o Hospital Municipal são administrados pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana (SP).

Câncer de próstata

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil deve registrar mais 700 mil novos casos de câncer de próstata até 2025.

Por sua vez, um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apontou que, em 2023, essa neoplasia causou 17.093 óbitos no país, o equivalente a 47 mortes por dia. A doença é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, atrás somente dos tumores de pele não melanoma.

Profissionais da UPA Dona Rosa são vacinados contra a gripe

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dona Rosa, na região do Parque Gramado, em Americana, promoveu uma estratégia de vacinação contra a gripe, […]

GRUPO CHAVANTES: Modelo de OSS avança no país e melhora gestão da saúde pública

Com atuação em seis estados, Grupo Chavantes exemplifica como o modelo de OSS tem ampliado a eficiência e a qualidade na gestão da […]

Hospital Municipal faz alerta para casos de vírus respiratórios em crianças

Com a chegada do período mais frio do ano, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, reforça a importância dos cuidados com […]

Hospital Municipal encerra a Semana da Saúde com aula de artesanato

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, realizou na noite desta quinta-feira (15) uma aula gratuita de artesanato voltada para seus colaboradores. […]