Um bate-papo sobre o câncer de próstata, seus sinais e sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e o papel da nutrição durante o tratamento da doença. Assim foi a abertura do Novembro Azul em 2024 na Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), nesta segunda-feira (18).
A atividade foi realizada no período da manhã e contou com a participação de pacientes e acompanhantes que utilizam os serviços da Unacon. Foi apresentada pelas nutricionistas oncológicas Valeska Zanetti e Andréia Rissati.
“O intuito dessa ação, e de outras atividades programadas para o Novembro Azul da Unacon, é conscientizar a população sobre o câncer de próstata, que é o tipo de câncer mais incidente em homens”, observou Valeska. “Infelizmente, ainda existe um grande tabu em torno do exame de toque, que é necessário para a detecção desse câncer. É preciso acabar com esse tabu e fazer com que os homens se cuidem mais. Inclusive, queremos que as mulheres que vieram à palestra sejam multiplicadoras dessa informação”, acrescentou.
As nutricionistas enalteceram o papel da terapia nutricional, por meio da combinação de uma alimentação balanceada com suplementos nutricionais específicos, durante o tratamento oncológico, particularmente no período das sessões de quimioterapia.
“Isso é fundamental para garantir as necessidades calóricas e proteicas do organismo do paciente, evitando e/ou amenizando a perda de massa magra muscular, os efeitos colaterais da quimioterapia e fortalecendo a imunidade do paciente”, explicou Valeska.
No evento, houve degustação e sorteio de suplementos nutricionais, além de um bolo gelado de chocolate com receita que também inclui suplementos, e a distribuição de uma cartilha com informações básicas sobre o câncer de próstata.
“Mais do que um bate-papo, essa abordagem sobre o câncer de próstata na Unacon é uma ação que visa promover saúde. As nossas equipes têm se dedicado com esmero, oferecendo informações valiosas e todas as orientações necessárias para a prevenção da doença”, comentou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Até o dia 28 de novembro, a Unacon vai promover rodas de conversa, palestras, uma apresentação musical e outras atividades relacionadas ao Novembro Azul, envolvendo usuários e funcionários do centro oncológico.
Desde 2023, a Unacon é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana (SP).
Câncer de próstata
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil deve registrar mais 700 mil novos casos de câncer de próstata até 2025.
Por sua vez, um levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), apontou que, em 2023, essa neoplasia causou 17.093 óbitos no país, o equivalente a 47 mortes por dia. A doença é o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens, atrás somente dos tumores de pele não melanoma.