Pacientes oncológicos participam do “1º Arraiá Unacon”

 O “1º Arraiá Unacon”, realizado na manhã desta sexta (23), reuniu pacientes, equipes de enfermagem e médicos da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. A confraternização junina teve quitutes, música típica e brincadeiras de pescaria, jogo de argolas e boca do palhaço.

A festa aconteceu entre 9h e 11h, simultaneamente às consultas e procedimentos da Unacon – equipamento público de saúde que, no último dia 18, completou um ano de funcionamento, com 7.831 procedimentos realizados.

Desde fevereiro, a Unacon é administrada pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes, organização social de saúde (OSS) que mantém, junto à Prefeitura de Americana, contrato de gestão compartilhada da unidade oncológica, do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José.

“Estou tirando fotos para mostrar para a minha filha. Isso aqui é bom porque anima o pessoal que, geralmente, fica quietinho pensando na doença”, diz o paciente Benedito Gomes de Araújo, 75 anos, morador de Sumaré.

Sandra Aparecida Bonvechio da Rocha, 66 anos, moradora de Santa Bárbara, que é paciente da Unacon desde o final de março, estava curtindo a festa ao lado da nora Viviane Rocha. “Já joguei argolas, pesquei e agora estou comendo esta pipoquinha”, relatou.

Viviane, por sua vez, fez um comentário sobre a qualidade de atendimento e o acolhimento carinhoso que a sogra tem em suas idas à Unacon. “Aqui, são todos ótimos, desde a recepção até os médicos, sempre atendem com amor e carinho. Somos muito bem acolhidas, o tratamento é olho no olho e, com isso, a mensagem que as enfermeiras nos passam é que ‘vai ficar tudo bem’. Elas têm uma humanidade incrível”, elogia. 

Andréia Santos, a diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes salienta que “celebrações como essa, que propiciam momentos de integração e convívio entre nossos pacientes oncológicos, são fundamentais”.

“Porque são ações de promoção da saúde e bem-estar, complementares ao tratamento médico, que também impactam positivamente no estado de saúde do paciente”, analisa a diretora. 

Raquel Cordeiro, a coordenadora da Unacon, explica que a equipe da unidade se prepara e faz questão de proporcionar esses momentos aos pacientes. “É prazeroso ver o sorriso e o benefício que estas ações trazem para eles. Hoje, particularmente, está sendo bem especial, pois a animação e o envolvimento deles com as brincadeiras são gratificantes para nós”, afirma.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Janeiro Branco no HM: palestra abordou a importância da saúde mental entre profissionais da saúde

A programação do Janeiro Branco no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, prosseguiu nesta quarta (22) com a realização da palestra “Construindo […]

Na Mídia I Campo Maior em Foco I Maternidade de Campo Maior (PI) registrou índice zero na morte de mulheres por decorrência de parto ou gestação

A maternidade do Hospital Regional de Campo Maior, gerida pela Santa Casa de Chavantes, divulgou o número de bebês nascidos na instituição no […]

Rondoniaovivo.com: Vereadores enaltecem excelência na gestão da Santa Casa de Chavantes em visita

Na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, os vereadores de Cacoal, Farlen Maycon Machado e Marilande Alves, realizaram uma visita ao Hospital Regional […]

SAMU de Marília promove treinamento E-FAST: Ultrassonografia Point-of-Care no Contexto do Trauma

No último dia 20 de janeiro, ocorreu um importante treinamento voltado para médicos do SAMU de Marília sobre o uso da ultrassonografia Point-of-Care […]