Palestra sobre assistência da enfermagem na amamentação encerrou o Novembro Roxo no HM

No encerramento da programação do Novembro Roxo no Hospital Municipal de Americana, a enfermeira obstetra e consultora de amamentação Elizabete Machado apresentou, nos dias 28 e 29, a palestra “Assistência de Enfermagem no Manejo Prático com a Amamentação”.

A enfermeira abordou temas como a fisiologia da amamentação, o posicionamento do bebê, as pegas corretas, as formas de ofertar o leite para o bebê, a importância do leite humano para o bebê prematuro e o controle de fissuras no seio, entre outros.

“Foi uma palestra dirigida a todos os profissionais envolvidos na assistência da amamentação”, contou a enfermeira obstetra, que também fez uma visita à Nova Maternidade do HM, passando orientações à equipe de plantão.

Elizabete destacou que é fundamental que os profissionais de saúde tenham domínio e conhecimento sobre as técnicas de amamentação. “Com isso, eles poderão oferecer uma assistência mais especializada, tanto no alojamento conjunto quanto na UTI Neonatal”, observou. 

“A amamentação é muito importante para o início da vida. E porque somos os profissionais envolvidos com as primeiras horas de vida do bebê, precisamos levar essa informação adequada e ajudar essa mãe também, para que ela receba a alta de uma forma segura”, pontuou a enfermeira obstetra.

A enfermeira palestrante também frisou os inúmeros benefícios do aleitamento materno. “Para o bebê, ajuda a prevenir infecções, reduz o tempo de internação, diminui o risco de diabetes, combate a desnutrição infantil, ajuda a flora intestinal e fortalece a imunidade do bebê. Já para a mãe, promove benefícios como a prevenção da hemorragia pós-parto e o desenvolvimento do vínculo afetivo. E quanto mais tempo a mulher amamentar, isso também pode diminuir a incidência de cânceres de mama e de ovário”, observou.

“Foi uma programação intensa, em que os profissionais do HM receberam muitas orientações para o cuidado especializado, tanto ao bebê prematuro quanto à mamãe. A amamentação é, antes de tudo, um ato de amor. O leite materno é imprescindível para o bom desenvolvimento do recém-nascido. Por isso a importância desses momentos, em que há integração, conscientização e troca de saberes entre os profissionais, a fim de que esse cuidado seja mantido no mais alto patamar ”, disse o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Novembro Roxo no HM

As atividades do Novembro Roxo – que é o mês dedicado à conscientização da prematuridade – foram organizadas pela equipe da UTI Neonatal do Hospital Municipal de Americana.

Ao longo do mês, no HM realizou as palestras “O Papel do Profissional da Saúde no Cuidado Materno e Neonatal de Qualidade – Gente que Faz a Diferença” e “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”.

Também houve atividades in loco como o “Quiz da Prematuridade”, dinâmicas e o sorteio de brindes envolvendo as equipes multidisciplinares das quatro alas materno-infantil do Hospital Municipal – UTI Neonatal, Maternidade, Pediatria e Pronto-Socorro Infantil (PSI).

Prematuridade

O Novembro Roxo é um movimento global que tem como objetivo a sensibilização da sociedade em relação às causas e consequências da prematuridade. A data mundialmente reconhecida como o Dia da Prematuridade é o dia 17 de novembro.

O Hospital Municipal é administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana (SP).

SAMU de Marília promove treinamento E-FAST: Ultrassonografia Point-of-Care no Contexto do Trauma

No último dia 20 de janeiro, ocorreu um importante treinamento voltado para médicos do SAMU de Marília sobre o uso da ultrassonografia Point-of-Care […]

Grupo de capelania promove oficina de artesanato e Dia da Beleza para celebrar 20 anos de atividades no HM

Em comemoração aos 20 anos de realização de ações voluntárias no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, o grupo Capelania Evangélica Hospitalar promoveu, nesta […]

RESULTADO POSITIVO: HRCM aumento número de cirurgias em 45% no período de 2 anos

Nos últimos dois anos, o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou um aumento de 45% no número de cirurgias realizadas, fruto de […]

HM promove treinamentos para a identificação precoce da sepse

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana (SP), realizou nesta quinta e […]