Uma divertida e afinada companhia de palhaços – a Trup&Cada – invadiu os corredores e alas do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, no último domingo (28), entre as 14h e 17h, levando música e descontração a pacientes, acompanhantes e funcionários da unidade.
A visita da Trup&Cada Palhaços Solidários foi mais uma das ações de humanização do ambiente hospitalar promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social de saúde responsável pela administração do Hospital Municipal, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
Com figurinos, violão a tiracolo e instrumentos de percussão, a equipe de palhaços percorreu as quatro alas do HM, o Pronto-Socorro Adulto (PSA), Pronto-Socorro Infantil (PSI), salas de observação, postos de enfermagem e outras áreas da unidade de saúde. O time de artistas fez performances, cantou canções e fez selfies com pacientes, equipes de enfermagem e outros funcionários do hospital.
“Essa é mais uma ação que implantamos aqui Americana com o intuito de tornar o ambiente hospitalar mais leve, descontraído e humanizado”, declara Andréia Santos, diretora da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes. “Por meio da arte circense e da música, companhias como a Trup&Cada melhoram as condições de acolhimento para pacientes, familiares e seus acompanhantes, além de oferecer entretenimento e leveza a todos, inclusive nossos colaboradores”, acrescenta.
Ambiente mais humanizado
Desde o dia 8 de fevereiro, quando assumiu a administração do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, da Unacon e da UPA São José no município de Americana (SP), a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes deu início a uma série de ações e projetos voltados para a humanização do ambiente hospitalar e do atendimento nas três unidades.
Além da visita da Trup&Cada, outras ações desenvolvidas pela Chavantes foram o “kit de acolhimento” para pacientes de hemodiálise (cobertor, nécessaire, caneca e um bombom), homenagens ao Dia das Mães (com música ao vivo, entrega de mudas e brincos) e a criação do “Heróis Mirins do HM” – projeto voltado para pacientes pediátricos.
No “Heróis Mirins do HM” as crianças que serão submetidas a cirurgias ganham fantasias de super-heróis, dirigem um veículo miniatura até o centro cirúrgico, são internados em alas decoradas, recebem um lanche especial, um kit com massinha para modelar e um Certificado de Coragem.