Pesquisa do IHPEC revela alto grau de satisfação com os serviços de saúde terceirizados em Vilhena.

Uma pesquisa realizada pelo renomado Instituto Haverroth (IHPEC) e coordenada pelo próprio diretor, Dejanir Haverroth, que também foi às ruas, juntamente com a equipe, para fazer pessoalmente as entrevistas, avaliou os serviços de saúde terceirizados pela prefeitura de Vilhena à empresa Santa Casa de Chavantes. O objetivo era sanar uma polêmica levantada por alguns veículos de comunicação da cidade sobre o tema.

A pesquisa foi realizada através de amostragem aleatória, com entrevista in loco, nos dias 09 e 10 de junho de 2023 com uma amostra de 240 entrevistados nas principais ruas de Vilhena, Rondônia. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é de 95%.

Os resultados da pesquisa mostraram um alto grau de satisfação da população com os serviços de saúde terceirizados. A maioria dos entrevistados (68,6%) considerou a qualidade dos serviços como boa ou ótima e apenas 16,5% como ruim ou péssima. Além disso, 73,1% dos entrevistados concordaram que a terceirização dos serviços de saúde foi uma medida necessária e adequada para melhorar a saúde pública municipal e 73,1% deles afirmaram que a prefeitura acertou em terceirizar os principais serviços de saúde como a UPA e o Hospital Regional.

Os principais benefícios percebidos pelos entrevistados em relação aos serviços de saúde terceirizados foram o bom atendimento (22,2%), a não falta de médico (17,4%), a disponibilidade de medicamento (9,6%) e a pouca fila (8,4%). Esses benefícios refletem a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público.

Os principais desafios enfrentados pelos entrevistados ao utilizar os serviços de saúde terceirizados foram a muita fila (19,8%), o atendimento ruim (6,6%), a falta de médico (5,4%) e a falta de medicamento (5,4%). Esses desafios indicam as dificuldades e as limitações dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público.

A maioria dos entrevistados (61,2%) afirmou que já consegue perceber mudanças positivas na saúde de Vilhena desde que os serviços foram terceirizados. As mudanças mais citadas foram a melhoria/dinamização do atendimento (33,3%), a melhoria do agendamento (2,5%), a melhoria dos exames (1,7%) e a melhoria do pronto socorro (0,8%). Essas mudanças demonstram os impactos positivos da terceirização dos serviços de saúde na percepção da população.

A maioria dos entrevistados (76,1%) afirmou que o atendimento na UPA melhorou um pouco ou bastante depois da terceirização. No entanto, apenas 52,2% afirmaram que o atendimento no Hospital Regional melhorou um pouco ou bastante depois da terceirização. Esses resultados sugerem que a UPA teve uma melhoria mais perceptível do que o Hospital Regional após a terceirização dos serviços de saúde.

A maioria dos entrevistados (83,6%) afirmou que recomendaria os serviços de saúde terceirizados para outras pessoas e que pretende continuar utilizando-os no futuro. Esses resultados indicam um alto grau de satisfação e fidelização dos usuários dos serviços de saúde terceirizados.

A maioria dos entrevistados (59,7%) atribuiu à Santa Casa a responsabilidade pelas mudanças na saúde de Vilhena, sendo que 37,3% deles afirmaram que a Santa Casa é parcialmente responsável e 22,4% deles afirmaram que a Santa Casa é totalmente responsável. Esses resultados indicam que a Santa Casa tem um papel importante na gestão dos serviços de saúde terceirizados e na percepção da população sobre a qualidade dos mesmos.

A maioria dos entrevistados (77,6%) manifestou-se contra o cancelamento do contrato com a Santa Casa e a volta da situação anterior, sendo que 62,7% deles afirmaram que não querem isso de jeito nenhum e 14,9% deles afirmaram que provavelmente não querem isso. Esses resultados sugerem que a população está satisfeita com os serviços de saúde terceirizados e não deseja uma mudança radical nesse sentido.

A pesquisa do IHPEC revelou, portanto, um cenário favorável à terceirização dos serviços de saúde em Vilhena e à atuação da Santa Casa como gestora dos mesmos. A pesquisa também mostrou que a população reconhece os benefícios e as mudanças positivas trazidas pela terceirização e que confia nos serviços de saúde terceirizados.

Acessar pesquisa na integra.

Banco de Sangue do HM precisa de doadores dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, comunica que está com seus estoques em situação crítica. Às vésperas […]

Novembro Roxo: HM promoveu oficina sobre o Método Canguru

Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Americana participaram da oficina “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”, nesta […]

Novembro Azul: Unacon promoveu bate-papo sobre câncer de próstata e o papel da terapia nutricional no tratamento da doença

Um bate-papo sobre o câncer de próstata, seus sinais e sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e o papel da nutrição durante […]

Hospital Municipal inicia atividades do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024

O início da programação do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024”, do Hospital Municipal de Americana, ocorreu na manhã desta segunda (18), […]