Pesquisa do IHPEC revela alto grau de satisfação com os serviços de saúde terceirizados em Vilhena.

Uma pesquisa realizada pelo renomado Instituto Haverroth (IHPEC) e coordenada pelo próprio diretor, Dejanir Haverroth, que também foi às ruas, juntamente com a equipe, para fazer pessoalmente as entrevistas, avaliou os serviços de saúde terceirizados pela prefeitura de Vilhena à empresa Santa Casa de Chavantes. O objetivo era sanar uma polêmica levantada por alguns veículos de comunicação da cidade sobre o tema.

A pesquisa foi realizada através de amostragem aleatória, com entrevista in loco, nos dias 09 e 10 de junho de 2023 com uma amostra de 240 entrevistados nas principais ruas de Vilhena, Rondônia. A margem de erro é de 5% e o nível de confiança é de 95%.

Os resultados da pesquisa mostraram um alto grau de satisfação da população com os serviços de saúde terceirizados. A maioria dos entrevistados (68,6%) considerou a qualidade dos serviços como boa ou ótima e apenas 16,5% como ruim ou péssima. Além disso, 73,1% dos entrevistados concordaram que a terceirização dos serviços de saúde foi uma medida necessária e adequada para melhorar a saúde pública municipal e 73,1% deles afirmaram que a prefeitura acertou em terceirizar os principais serviços de saúde como a UPA e o Hospital Regional.

Os principais benefícios percebidos pelos entrevistados em relação aos serviços de saúde terceirizados foram o bom atendimento (22,2%), a não falta de médico (17,4%), a disponibilidade de medicamento (9,6%) e a pouca fila (8,4%). Esses benefícios refletem a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público.

Os principais desafios enfrentados pelos entrevistados ao utilizar os serviços de saúde terceirizados foram a muita fila (19,8%), o atendimento ruim (6,6%), a falta de médico (5,4%) e a falta de medicamento (5,4%). Esses desafios indicam as dificuldades e as limitações dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público.

A maioria dos entrevistados (61,2%) afirmou que já consegue perceber mudanças positivas na saúde de Vilhena desde que os serviços foram terceirizados. As mudanças mais citadas foram a melhoria/dinamização do atendimento (33,3%), a melhoria do agendamento (2,5%), a melhoria dos exames (1,7%) e a melhoria do pronto socorro (0,8%). Essas mudanças demonstram os impactos positivos da terceirização dos serviços de saúde na percepção da população.

A maioria dos entrevistados (76,1%) afirmou que o atendimento na UPA melhorou um pouco ou bastante depois da terceirização. No entanto, apenas 52,2% afirmaram que o atendimento no Hospital Regional melhorou um pouco ou bastante depois da terceirização. Esses resultados sugerem que a UPA teve uma melhoria mais perceptível do que o Hospital Regional após a terceirização dos serviços de saúde.

A maioria dos entrevistados (83,6%) afirmou que recomendaria os serviços de saúde terceirizados para outras pessoas e que pretende continuar utilizando-os no futuro. Esses resultados indicam um alto grau de satisfação e fidelização dos usuários dos serviços de saúde terceirizados.

A maioria dos entrevistados (59,7%) atribuiu à Santa Casa a responsabilidade pelas mudanças na saúde de Vilhena, sendo que 37,3% deles afirmaram que a Santa Casa é parcialmente responsável e 22,4% deles afirmaram que a Santa Casa é totalmente responsável. Esses resultados indicam que a Santa Casa tem um papel importante na gestão dos serviços de saúde terceirizados e na percepção da população sobre a qualidade dos mesmos.

A maioria dos entrevistados (77,6%) manifestou-se contra o cancelamento do contrato com a Santa Casa e a volta da situação anterior, sendo que 62,7% deles afirmaram que não querem isso de jeito nenhum e 14,9% deles afirmaram que provavelmente não querem isso. Esses resultados sugerem que a população está satisfeita com os serviços de saúde terceirizados e não deseja uma mudança radical nesse sentido.

A pesquisa do IHPEC revelou, portanto, um cenário favorável à terceirização dos serviços de saúde em Vilhena e à atuação da Santa Casa como gestora dos mesmos. A pesquisa também mostrou que a população reconhece os benefícios e as mudanças positivas trazidas pela terceirização e que confia nos serviços de saúde terceirizados.

Acessar pesquisa na integra.

Nova Maternidade do HM será reinaugurada nesta terça (25)

A nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” será entregue à população de Americana nesta  terça-feira (25). Após oito meses de reforma […]

Portal Healthcare – Santa Casa de Chavantes busca acreditação internacional ACSA

A busca da Santa Casa de Chavantes pela acreditação internacional da ACSA foi destaque em matéria do portal Healthcare. Comprometida com a qualidade […]

Na Mídia – Pacientes de todo o Cone Sul de RO que passaram por cirurgia no joelho voltam ao Hospital Regional de Vilhena para avaliação

O portal Folha do Sul destacou a ação da Santa Casa de Chavantes nos retornos pós-operatórios no Hospital Regional de Vilhena, que beneficiou […]

Hospital Regional de Vilhena realiza palestras sobre Paradas Cardiorrespiratórias para qualificação de profissionais das UTIS

Hospital Regional de Vilhena está promovendo palestras sobre paradas cardiorrespiratórias para qualificar os profissionais das UTIs neonatal e adulto. Ministradas pela enfermeira Ana […]