Santa Casa de Chavantes avança para a 4ª etapa de certificação internacional

Instituição é a primeira Santa Casa do Brasil a iniciar o processo da ACSA, responsável por uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo

A Santa Casa de Chavantes, primeira Santa Casa no Brasil a buscar a certificação ACSA (Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía), avança para a 4ª etapa do processo de acreditação internacional. Nesta semana, nos dias 12 e 13 de dezembro, a instituição centenária recebeu equipe de avaliadores, em parceria com o IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), em busca de comprovar ainda mais a segurança do paciente dentro da instituição e a excelência nos serviços de saúde.

A ACSA é responsável por uma das acreditações europeias de maior relevância no mundo e reconhecida por avaliar a qualidade dos serviços de saúde de uma instituição com base em três níveis progressivos: Avançado, Ótimo ou Excelente. O objetivo é garantir a melhoria contínua dos serviços de saúde, assegurando processos sólidos de segurança do paciente e promovendo altos padrões de qualidade assistencial.

Desde a conquista da Certificação de Qualidade ONA — Nível 1, em dezembro de 2023, e sua recertificação em setembro de 2024, a Santa Casa de Chavantes tem se destacado como referência em qualidade hospitalar. Agora, a instituição avança rumo à certificação internacional ACSA. O IBES é uma entidade reconhecida no Brasil por atuar em projetos de avaliação de qualidade e segurança em instituições de saúde, o que fortalece o processo de acreditação e garante a seriedade e o rigor metodológico necessário.

Segundo o presidente da Santa Casa de Chavantes, Dr. Anis Ghattás Mitri Filho, esse é um passo muito importante para o futuro da instituição. “Conseguir a acreditação internacional ACSA será um divisor de águas para a nossa entidade de saúde em termos de segurança e eficiência dos serviços aos pacientes. Estamos sempre buscando elevar nossos padrões de qualidade, e essa certificação mostra nosso comprometimento com a comunidade e com a saúde de qualidade”, afirmou. “Isso reflete a visão da entidade de ser modelo e referência na gestão de serviços no terceiro setor, reafirmando nosso papel de destaque e liderança”, completou.

O avanço para a 4ª etapa da certificação internacional ACSA não é apenas mais um reconhecimento, mas parte de um processo contínuo de qualificação e aprimoramento da Santa Casa de Chavantes.

Na visita da equipe de avaliadores, foi feita inspeção detalhada, revisando processos, procedimentos e a estrutura da Santa Casa. A expectativa é que a instituição alcance mais uma importante certificação que se somará à sua trajetória de crescimento e inovação.

Projetos de continuidade e visão de futuro

Além da busca pela Acreditação Internacional ACSA, a Santa Casa de Chavantes tem se consolidado por seus projetos de modernização e melhoria contínua. Em 2023, a instituição obteve a certificação ONA Nível 1, que atesta que a Santa Casa cumpre mais de 70% dos padrões de qualidade e segurança definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta certificação é concedida a instituições que demonstram forte compromisso com a segurança dos pacientes, qualidade assistencial e gestão hospitalar.

Com esses avanços, a Santa Casa de Chavantes se coloca como um centro de referência em saúde, se destacando no cenário nacional e, agora, buscando reconhecimento internacional.

Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes:

Predicado Comunicação

Diego Borges Brito – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp

Carolina Fagnani – [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp

Vanessa de Oliveira – [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp

Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp

SAMU de Marília promove treinamento E-FAST: Ultrassonografia Point-of-Care no Contexto do Trauma

No último dia 20 de janeiro, ocorreu um importante treinamento voltado para médicos do SAMU de Marília sobre o uso da ultrassonografia Point-of-Care […]

Grupo de capelania promove oficina de artesanato e Dia da Beleza para celebrar 20 anos de atividades no HM

Em comemoração aos 20 anos de realização de ações voluntárias no Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, o grupo Capelania Evangélica Hospitalar promoveu, nesta […]

RESULTADO POSITIVO: HRCM aumento número de cirurgias em 45% no período de 2 anos

Nos últimos dois anos, o Hospital Regional de Campo Maior (HRCM) registrou um aumento de 45% no número de cirurgias realizadas, fruto de […]

HM promove treinamentos para a identificação precoce da sepse

A equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana (SP), realizou nesta quinta e […]