Santa Casa de Chavantes completa 100 anos de olho no futuro

Aniversário acontece no mesmo mês em que se celebra o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia 

O atual mês é marcado pelo reconhecimento ao relevante papel desempenhado pelas instituições filantrópicas no atendimento à saúde – 15 de agosto é o Dia Nacional das Santas Casas de Misericórdia. Essas unidades atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo à mais da metade da demanda de média e alta complexidade. 

É nesse contexto que a Santa Casa de Chavantes presta atendimento há 100 anos – completados neste mês – e cuja qualidade do serviço ofertado pode ser verificado junto à população da cidade. O aposentado Fioravante Aparecido Beloto, por exemplo, que reside no município de Chavantes desde 1969, precisou ficar internado no hospital para tratar um problema cardíaco. Ele lembra que já buscou atendimento na unidade em outras ocasiões e que, ao longo desses anos, a qualidade sempre foi o destaque da Santa Casa. “Ela é referência para todos nós. Conhecemos os médicos pelo nome e a gente recebe um carinho de todos os profissionais. A parte física mudou para melhor e nunca perderam a qualidade”, destaca.

O paciente é patriarca de uma família que tem ligação estreita com a Santa Casa de Chavantes. Uma das filhas, Magali Beloto, nasceu na instituição e a outra, Marcela Aparecida Beloto, atua há 12 anos como enfermeira padrão na unidade. 

Até mesmo a neta, Isabela Beloto Moreira, já passou pelos cuidados dos médicos da Santa Casa. “Por conta de uma brincadeira, me machuquei e precisei levar 12 pontos na cabeça. Foi lá que recebi todos os cuidados necessários. O trabalho feito lá é incrível”, destaca. 

De olho no futuro 

Esse jeito carinhoso de cuidar da população de Chavantes e região está completando 100 anos neste mês, mas sempre focando no futuro. Desde que foi fundada em 1923, a unidade, sem fins lucrativos, cresceu e hoje é referência no estado de São Paulo nas mais diversas áreas cirúrgicas, incluindo alta complexidade em oftalmologia.

Atualmente, a Santa Casa de Chavantes é referência para atendimento de aproximadamente três milhões de pessoas que residem nos municípios da região de Marília, porém, também atende pacientes vindos de outros estados, como Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. 

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, a Santa Casa contabilizou 510 internações de alta e média complexidade, ante os 239 do mesmo período de 2022 – um aumento de 55%, de acordo com dados da Numb3rs Analytics. 

De acordo com o presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho, a instituição sempre esteve aberta para atender a população da cidade e região, já que é o único hospital do município. “Mesmo com todas as dificuldades que enfrentamos ao longo dos anos, tanto funcionários quanto os gestores aprenderam a se reinventar para receber da melhor maneira os pacientes, sem perder a qualidade de atendimento”, diz. 

O médico destaca que há uma grande exigência, por parte da atual direção da unidade, para que o atendimento aos pacientes seja de qualidade. “Nós valorizamos muito que toda a população que procura nossos serviços seja recebida da melhor maneira possível, para que se sinta acolhida e com os problemas resolvidos”, salienta. 

Ele pontua, ainda, que os dois grandes patrimônios que a Santa Casa tem são a credibilidade de atendimento na região e o quadro de colaboradores. No primeiro caso, esse reconhecimento veio por conta da excelência, principalmente em alta complexidade de oftalmologia. “Com relação aos colaboradores, vale lembrar que a média de permanência deles na unidade é de 25 anos, sendo que há casos de alguns que estão há mais tempo”, destacou o presidente. 

O futuro já chegou

Com relação à atendimentos a novas especialidades, Anis destaca que já foram iniciados os atendimentos para alguns Consórcios Intermunicipais de saúde, nas especialidades de cardiologia, geriatria, dermatologia, ginecologia, vascular, cirurgia geral e urologia.

Já na parte diagnóstica, tiveram início os atendimentos em ultrassonografia, tomografia computadorizada, eletrocardiograma com laudo, endoscopia e colonoscopia. “Além disso, a Santa Casa de Chavantes foi a unidade da região de Marília que mais efetuou cirurgias nos Corujões de Saúde, promovidos pelo governo do Estado, nos anos de 2022 e 2023”, destaca. 

Para o futuro, o presidente da Santa Casa de Chavantes adianta que há o plano de uma nova unidade entre os municípios de Presidente Prudente e Marília, também no interior de São Paulo, até o final deste ano. “Seria um hospital focado no setor privado da Santa Casa de Chavantes”, adiantou. 

Banco de Sangue do HM precisa de doadores dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana, comunica que está com seus estoques em situação crítica. Às vésperas […]

Novembro Roxo: HM promoveu oficina sobre o Método Canguru

Profissionais de saúde do Hospital Municipal de Americana participaram da oficina “Introdução ao Método Canguru: Conceitos Básicos para a Prática Assistencial Neonatal”, nesta […]

Novembro Azul: Unacon promoveu bate-papo sobre câncer de próstata e o papel da terapia nutricional no tratamento da doença

Um bate-papo sobre o câncer de próstata, seus sinais e sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e o papel da nutrição durante […]

Hospital Municipal inicia atividades do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024

O início da programação do “Novembro Roxo – Semana da Prematuridade 2024”, do Hospital Municipal de Americana, ocorreu na manhã desta segunda (18), […]