Santa Casa de Chavantes ganha sala para mamografia

Unidade vai promover mutirão de exames ginecológicos no Outubro Rosa 

Com capacidade de realizar 300 atendimentos ao mês, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes inaugura neste mês a primeira sala de mamografia da unidade e da cidade. A ação vai ao encontro da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. 

Os exames que serão realizados na nova sala da Santa Casa também serão direcionados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e, nestes casos, o agendamento será realizado via regulação. Também serão atendidos exames particulares e agendados por meio de convênios. 

“Nossa intenção é oferecer uma opção de diagnóstico precoce e encaminhamento para tratamento para a população feminina de Chavantes. Dessa forma mais vidas podem ser salvas”, afirma o presidente da Santa Casa, Anis Ghattás Mittri Filho.

Mutirão de mamografia 

Além disso, também em virtude da campanha Outubro Rosa, a Santa Casa vai promover um mutirão de mamografia na cidade. A ação ocorrerá entre os dias 13 e 14 de outubro, na carreta de Saúde da Mulher, que estará estacionada em frente ao Paço Municipal de Chavantes. No total, serão ofertados 140 exames de mamografia, 70 de Papanicolau e 120 testes rápidos de HIV. 

Os exames serão realizados das 7h às 17h, previamente agendados pelas agentes municipais de saúde de Chavantes, por meio de contato telefônico. “Todas as pacientes que apresentaram alteração em seus exames, serão encaminhadas para tratamento adequado”, salienta o presidente da Santa Casa. 

A ideia é ressaltar a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama. Essa estratégia de conscientização destaca a relevância do diagnóstico precoce e orienta a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e as principais características suspeitas de câncer de mama.

Novo piso da Maternidade do HM começa a ser instalado

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de […]

Banco de Sangue está precisando de doadores de sangue dos tipos A- e O-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está necessitando de doadores dos tipos sanguíneos  A- e O- para a manutenção […]

Presidente da Santa Casa de Chavantes apresenta trabalho do Comitê das Organizações Sociais da Saúde, no Congresso Fehosp

O pré-congresso da Fehosp, maior evento do setor filantrópico de saúde e que acontece em Campinas, marcou a posse dos membros do Comitê […]

Boletim Informativo Abril 2024

Primeiro evento do Comitê das Organizações Sociais da Saúde (COSS).