Santa Casa de Chavantes recebe certificação de segurança e qualidade na área da saúde

Unidade é a 5ª Santa Casa do estado de São Paulo atestada pelo Selo de Acreditação ONA 

O investimento contínuo da Santa Casa de Chavantes em infraestrutura, segurança e atendimento à população ganhou reconhecimento mais uma vez. A unidade de saúde recebeu, no dia 19 de dezembro, a Acreditação ONA nível 1, Acreditado – que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. 

A instituição é a 5ª Santa Casa do estado de São Paulo, a 14ª do Brasil e o 100º hospital filantrópico a receber a Acreditação da ONA. 

A qualificação é emitida para organizações de saúde que cumpram ou superem, em 70% ou mais, os padrões e requisitos de qualidade e segurança definidos pela Metodologia da ONA (Organização Nacional de Acreditação). São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. 

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, “a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige”. 

O presidente da Santa Casa de Chavantes, Anis Ghattás Mitri Filho, afirma que a certificação só foi possível devido ao “trabalho árduo” de todos os funcionários da unidade de saúde. “É com muito orgulho que nós recebemos essa qualificação tão importante para o presente e o futuro da Santa Casa de Chavantes. Fizemos muitos investimentos em 2023 e a expectativa para o ano que vem é ainda melhor”, ressalta. 

A Diretora Técnico-Cientifica do Grupo IBES, Alexia Costa, reiterou que “os processos de qualidade e Acreditação são os pilares que sustentam a excelência nos cuidados de saúde das Santas Casas de Misericórdia do Brasil, garantindo padrões superiores e confiança na assistência prestada.” 

Ações 

O processo para a Acreditação foi iniciado em junho. Em cinco meses, a instituição inaugurou os setores de Tomografia e Mamografia, revitalizou a maternidade, reestruturou o refeitório e realizou pintura interna. Na área de sustentabilidade, as principais ações foram a instalação de placas fotovoltaicas para conservação de energia e o uso racional de energia elétrica para integrar o Programa de Eficiência Energética (PEE). Com foco na segurança dos pacientes e dos colaboradores, a Santa Casa de Chavantes também intensificou os treinamentos de qualidade e segurança do paciente. Além disso, houve reformas específicas nas seguintes áreas: 

Central de Material e Esterilização (CME) 

– Reestruturação do CME em atendimento a RDC nº15; 

– Revisão de fluxos e rotinas operacionais; 

– Aquisição de teste biológico de 24 horas para três horas; 

– Aquisição de seladora automática; 

– Aquisição de pistola de ar comprimido, lupa e instrumentais; 

– Controle de qualidade da água e ar; 

– Climatização.

Centro Cirúrgico 

– Readequação da sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA);

– Locação de carro de anestesia; 

– Locação de monitores multiparâmetro; 

– Locação de macas de transporte. 

Para além das intervenções de infraestrutura, o investimento em profissionais foi outro ponto fundamental para a melhoria no atendimento à população. O número de funcionários em regime CLT, por exemplo, aumentou 37% entre julho e outubro, passando de 61 para 84 colaboradores. No total, foram 53 treinamentos com foco em desenvolvimento, qualificação, motivação e humanização. 

“A Santa Casa trabalhou arduamente todos os apontamentos de melhoria”, afirmou o Avaliador Lider do Grupo IBES, Luiz Bordin. A Diretora Executiva do Grupo IBES complementa: “Ficamos felizes por termos sido a Instituição Acreditadora escolhida. Somo hoje a Acreditadora líder em Acreditação na América Latina e acolhemos a Santa Casa de Chavantes com o testemunho da sua excelência, comprometimento e busca contínua pela qualidade, assegurando a confiança em suas práticas.” 

De olho no futuro 

No total, o Departamento Regional de Saúde (DRS) de atuação da instituição abrange 25 municípios que, juntos, possuem aproximadamente três milhões de habitantes. A certificação de Acreditação conquistada pela Santa Casa de Chavantes é um passo importante no processo de continuidade das melhorias. 

“O método de avaliação é constituído com base em um “programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua”, informa a ONA.

Nova Maternidade do HM será reinaugurada nesta terça (25)

A nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” será entregue à população de Americana nesta  terça-feira (25). Após oito meses de reforma […]

Portal Healthcare – Santa Casa de Chavantes busca acreditação internacional ACSA

A busca da Santa Casa de Chavantes pela acreditação internacional da ACSA foi destaque em matéria do portal Healthcare. Comprometida com a qualidade […]

Na Mídia – Pacientes de todo o Cone Sul de RO que passaram por cirurgia no joelho voltam ao Hospital Regional de Vilhena para avaliação

O portal Folha do Sul destacou a ação da Santa Casa de Chavantes nos retornos pós-operatórios no Hospital Regional de Vilhena, que beneficiou […]

Hospital Regional de Vilhena realiza palestras sobre Paradas Cardiorrespiratórias para qualificação de profissionais das UTIS

Hospital Regional de Vilhena está promovendo palestras sobre paradas cardiorrespiratórias para qualificar os profissionais das UTIs neonatal e adulto. Ministradas pela enfermeira Ana […]