O secretário de Saúde do Estado do Piauí, Antonio Luiz Soares Santos, visitou nesta quarta-feira (16) o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de Americana. O secretário do estado nordestino veio conhecer a estrutura da unidade que, desde fevereiro do ano passado, é administrada pela Santa Casa Chavantes de Misericórdia (SCMC) via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
O mandatário da Secretaria de Estado de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou um giro pelas dependências do HM acompanhado por Klaus Fuchs, diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes; Klebson Soares Carvalho, diretor da SCMC/projeto Americana; Dra. Marcella Pozetti, diretora médica da Chavantes em Americana; e Darly Dias, diretora operacional da Chavantes.
Durante a visita, os gestores da Chavantes conduziram o secretário a alas/locais como a Nova Maternidade, Jardim Terapêutico, Hemodiálise, Pediatria, pronto-socorros adulto e infantil (PSA e PSI), UTIs adulto e Neonatal, salas de Observação, Laboratório, Almoxarifado, Farmácia e outros setores do HM.
O secretário explicou a razão da visita. “É conhecer a gestão da Chavantes que [também] está no Piauí, na gestão do Hospital de Campo Maior. Viemos verificar outros serviços e ações da Chavantes porque pode ser que no Piauí a gente tenha que ampliar alguma coisa, ou aumentar serviços, então estou querendo ver a capacidade de gestão da Chavantes. É importante ver como ela se porta em outros ambientes, não somente no Piauí”, observou Santos.
“[O hospital] é muito bom, muito bem organizado, bem limpo, tudo controlado, não vi gente em corredor, embora tenham muitos leitos ocupados”, acrescentou o secretário de Saúde do Piauí.
Desde fevereiro de 2023, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” é administrado pela organização social Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.