Segurança e saúde no trabalho são o foco de um ciclo de palestras que será promovido para funcionários do Hospital Municipal, Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José. É a SIPAT 2024 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio.
Puxada pelo slogan “quem semeia segurança, colhe qualidade de vida”, a SIPAT 2024 é uma realização da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), organização social que administra as três unidades de saúde via gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
As palestras serão sobre temas que, direta ou indiretamente, impactam na saúde e segurança do trabalho como, por exemplo, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), saúde mental, alimentação de qualidade, atividade física, manejo e descarte adequado de resíduos perfurocortantes, trabalho voluntário, comunicação eficaz, trabalho em equipe e outros.
André Vecchi, presidente da CIPA, observa que o evento é uma oportunidade de difundir e atualizar temas relacionados à segurança e saúde do trabalho junto aos funcionários que atuam nas três unidades. “O objetivo da SIPAT 2024 é disponibilizar informações e diretrizes para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e saudável”, diz.
“É preciso fomentar, continuamente, a cultura de segurança entre nossos colaboradores e terceirizados, já que a prática da prevenção reflete diretamente na saúde de pacientes e funcionários e contribui de maneira decisiva com a qualidade dos serviços assistenciais”, analisa Klebson Soares Carvalho, diretor da Santa Casa de Chavantes, projeto Americana.
“É um evento de suma importância que colabora na prevenção dos acidentes de trabalho, por meio de reflexões sobre suas principais causas, bem como as orientações quanto às normas e condutas de cada área. E isso contribui para manter o ambiente hospitalar salubre, ao mesmo tempo em que promove uma atuação diligente e segura dos profissionais”, considera o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.