Inaugurada no dia 05 de julho de 2024, a UPA Dona Rosa estabeleceu a marca de 95% de aprovação dos usuários nos seus seis primeiros meses. A pesquisa de satisfação foi realizada através do totem instalado na unidade e contabilizada entre o dia da inauguração até 05 de janeiro de 2025, teve a participação de 3.259 usuários, sendo que 3096 avaliaram como ótimo e bom.
Na pesquisa automatizada, o paciente avalia a qualidade dos serviços prestados, o tempo de espera e os atendimentos que recebeu na recepção, pela equipe médica e pelos enfermeiros, além das instalações e acomodações da unidade na unidade, como “Ótimo”, “Bom”, “Regular” e “Ruim”.
“Esses números indicam que a maioria dos pacientes atendidos está satisfeita com os serviços prestados. Essa alta aprovação pode ser atribuída a diversos fatores, como agilidade e humanização no atendimento através dos nossos profissionais”, destacou a coordenadora da UPA Dona Rosa, Roberta Tamaro.
Em seis meses, a Unidade de Pronto Atendimento, que atende moradores da região do Parque Gramado, realizou 33.833 mil atendimentos, 84.203 procedimentos de enfermagem e 16.090 exames laboratoriais.
A unidade tem se consolidado como um importante componente do sistema de saúde, oferecendo atendimento rápido, eficaz e humanizado. Com uma alta taxa de aprovação, a UPA destaca-se pela qualidade dos serviços prestados e pela satisfação dos pacientes, além de contribuir com a redução da sobrecarga do hospital municipal.
“É com grande satisfação que celebramos os primeiros seis meses da UPA Dona Rosa, que já conquistou uma impressionante taxa de 95% de aprovação dos usuários. Esses resultados são um reflexo do compromisso de nossa equipe em oferecer um atendimento de qualidade, rápido e humanizado”, afirmou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Outro aspecto importante é a infraestrutura da UPA. O local está equipado com tecnologia moderna e recursos adequados para realizar diagnósticos e tratamentos, além de suporte de eletrocardiograma, laudado por cardiologista 24 horas, para casos de urgência e emergência, trazendo segurança no diagnóstico de angina, infarto e doenças cardiovasculares Isso não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também proporciona maior conforto e segurança aos pacientes. Estando localizada em uma região populosa e distante do hospital municipal, a unidade facilita o acesso da população aos serviços de saúde.
A UPA Dona Rosa é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria de Saúde de Americana.
Texto: Ariel Ferreira (MTb 62.872) / Grupo Chavantes