Palestra no HM discutiu os direitos de saúde, sociais e trabalhistas das gestantes

A programação do “Agosto Dourado no HM” prosseguiu nesta terça (22), com a realização da palestra “Direitos e Deveres na Gestação”, ministrada pela assistente social Patrícia da Silva Alves no hall da Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

A palestra é uma das atividades do “Agosto Dourado no HM”, evento dedicado à promoção da saúde de gestantes e lactantes, com foco no incentivo à amamentação e na importância do leite materno no desenvolvimento dos recém-nascidos.

Durante o evento, a assistente social abordou os direitos das gestantes nas esferas da saúde, social e trabalhista. “Todos esses direitos começam com a confirmação da gravidez”, observou Patrícia.

Um dos direitos fundamentais de toda gestante é o direito de realizar o pré-natal nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) próximas de sua casa, com pelo menos seis consultas durante a gravidez. “A gestante também tem o direito de conhecer, de forma antecipada, o hospital onde será realizado o parto”, pontuou a assistente social do HM. “A lei brasileira ainda assegura a toda gestante a realização de diversos exames durante o pré-natal, como hemograma, exame de urina, preventivo de câncer do colo de útero e teste anti-HIV”, listou.

Direitos durante o parto

Durante o parto, a legislação nacional garante direitos como acompanhamento e apoio de equipe hospitalar, opção pelo parto normal (desde que seja uma opção segura para a mãe e o feto), um acompanhante no pré e pós-parto e a presença de doula durante o parto.

“E no período gestacional, a gestante também tem o direito de manifestação de vontade de doação conforme preconiza o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), garantindo também o sigilo sobre o nascimento”, salientou Patrícia.

Direitos trabalhistas e sociais

O direito trabalhista mais conhecido é a licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego ou salário. Mas caso a instituição empregadora seja participante do programa Empresa Cidadã, a licença maternidade é ampliada em 60 dias e a licença paternidade em 15 dias, destacou a palestrante.

“E no retorno ao trabalho, é garantido o direito de amamentação em dois intervalos de meia hora, até o bebê completar seis meses”, explicou.  

Já os direitos sociais, lembrou Patrícia, englobam o atendimento preferencial em bancos, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos, assentos prioritários em transportes públicos e acesso a benefícios sociais via CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), mesmo não sendo contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Joelma Lopes de Lima Crisp acompanhou atentamente a palestra ao lado da filha, a adolescente Larissa Lopes, 16 anos, e da neta recém-nascida Lavynia. “Achei muito legais as orientações, aprendi muito, são informações importantes a serem repassadas a outras mães. Por exemplo, eu não sabia do direito que a gestante tem de conhecer o hospital antes do parto”, afirmou Joelma.

Santa Casa de Chavantes

Desde fevereiro, a organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do HM, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Nova Maternidade do HM será reinaugurada nesta terça (25)

A nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” será entregue à população de Americana nesta  terça-feira (25). Após oito meses de reforma […]

Portal Healthcare – Santa Casa de Chavantes busca acreditação internacional ACSA

A busca da Santa Casa de Chavantes pela acreditação internacional da ACSA foi destaque em matéria do portal Healthcare. Comprometida com a qualidade […]

Na Mídia – Pacientes de todo o Cone Sul de RO que passaram por cirurgia no joelho voltam ao Hospital Regional de Vilhena para avaliação

O portal Folha do Sul destacou a ação da Santa Casa de Chavantes nos retornos pós-operatórios no Hospital Regional de Vilhena, que beneficiou […]

Hospital Regional de Vilhena realiza palestras sobre Paradas Cardiorrespiratórias para qualificação de profissionais das UTIS

Hospital Regional de Vilhena está promovendo palestras sobre paradas cardiorrespiratórias para qualificar os profissionais das UTIs neonatal e adulto. Ministradas pela enfermeira Ana […]