Dia de vitória: garoto Isaac retorna a Americana após cirurgia no litoral norte 

Após 15 dias de internação num hospital de Caraguatatuba (SP) e uma cirurgia de gastrostomia com fundoplicatura, o garoto Isaac Vitório Louzada, 6 anos, retornou nesta terça (22) ao Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, onde foi recebido com emoção e festa.

O paciente pediátrico é o protagonista de uma história de superação pessoal, amor incondicional e resiliência da família, além de mobilização, dedicação e carinho de membros do corpo médico da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social (OS) gestora do HM, por meio de administração compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Isaac é natural de Americana (SP). Nasceu no Hospital Municipal e teve paralisia cerebral a partir de uma meningite bacteriana (diagnosticada no primeiro mês de vida) que causou problemas no desenvolvimento neuropsicomotor e sequelas graves. Ele não anda, não fala e tem atrofia e convive com recorrentes pneumonias. 

“A criança com paralisia cerebral não consegue deglutir e respirar de forma adequada, então, com o crescimento surgem complicações”, explica a Dra. Evelin Roveda, pediatra e coordenadora da pediatria do Hospital Municipal de Americana que acompanha Isaac. 

Devido às constantes pneumonias e a ausência da deglutição, havia a necessidade de uma cirurgia de gastrostomia com fundoplicatura – procedimento que prevê a colocação de uma sonda externa (conectada ao abdômen) para receber alimento e corrigir o problema de refluxo.

Isaac estava na fila dessa cirurgia há mais de um ano, mas não tinha retorno. “Enquanto isso, se alimentava por meio de uma sonda nasogástrica. Somente neste ano ele teve três pneumonias e precisou de internação”, recorda a pediatra. Ao mesmo tempo, a Justiça havia determinado o pagamento dos custos de uma UTI pediátrica, que o HM de Americana não dispõe, para a realização da cirurgia.

“Diante dos fatos que envolviam o caso do Isaac e a dificuldade de um leito de UTI pediátrica em pós-operatório, em conjunto com a Secretária Municipal de Saúde de Americana iniciamos a busca por soluções dentro da cidade para a realização da cirurgia que o Isaac precisava. Foi muito gratificante contribuir, apoiado por colegas médicos e a diretoria de outra instituição parceira, com a melhora da qualidade de vida desta criança e de sua família”, declara o Dr. Ricardo Quintela, diretor técnico do HM.

Viagem, cirurgia e retorno

No dia 6 de agosto (domingo), Isaac embarcou na ambulância do HM de Americana rumo ao litoral norte, acompanhado da Dra. Evelin e um enfermeiro. A cirurgia ocorreu no dia seguinte, sem intercorrências. Nos dias posteriores, contudo, houve uma complicação pulmonar e uma enterocolite que foram contornadas com antibióticos. “Depois disso, felizmente ele evoluiu bem e teve alta da cirurgia. E agora fizemos o transporte dele, de volta para cá”, comemora Dra. Evelin.

“O Isaac, mais do que ninguém, quer voltar para a casinha dele depois de tanto tempo longe”, diz a emocionada mãe Mariana Louzada.

A genitora diz que o sentimento de ter o filho de volta à cidade natal e com saúde é indescritível. “É um sentimento de gratidão a Deus, à Dra. Evelin e ao Dr. Ricardo. Fico feliz e emocionada por tudo o que fizeram. A Dra. Evelin foi um anjo que Deus pôs no caminho da gente, sem ela nada disso tinha acontecido. É uma gratidão eterna que terei com ela e todos os envolvidos”, afirma Mariana.    

De acordo com a Dra. Evelin, o tratamento do Isaac prosseguirá no HM, no ambulatório de pós-operatório com a equipe de cirurgia pediátrica do município, e com o acompanhamento da parte neurológica por uma equipe na Unicamp.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Novo piso da Maternidade do HM começa a ser instalado

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de […]

Banco de Sangue está precisando de doadores de sangue dos tipos A- e O-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está necessitando de doadores dos tipos sanguíneos  A- e O- para a manutenção […]

Presidente da Santa Casa de Chavantes apresenta trabalho do Comitê das Organizações Sociais da Saúde, no Congresso Fehosp

O pré-congresso da Fehosp, maior evento do setor filantrópico de saúde e que acontece em Campinas, marcou a posse dos membros do Comitê […]

Boletim Informativo Abril 2024

Primeiro evento do Comitê das Organizações Sociais da Saúde (COSS).