UPA São José completa 1 ano com mais de 80 mil atendimentos realizados

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José completa um ano de funcionamento no dia 25 de março. Nos primeiros 12 meses da unidade, que presta serviços de urgência e emergência à população, já foram realizados mais de 80 mil atendimentos e mais de 150 mil procedimentos de enfermagem.

Em seu primeiro ano a UPA São José também contabilizou cerca de 28 mil exames laboratoriais processados e a realização de aproximadamente 11 mil exames de raio-X.

Os atendimentos à população foram iniciados no dia seguinte à sua inauguração. Desde sua abertura, a UPA São José é gerida pela Santa Casa de Misericórdia de Chavantes (SCMC), em administração compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Os mais de 150 mil procedimentos de enfermagem correspondem a ações como acolhimento com classificação de risco, administração de medicamentos, excisão ou suturas simples, coletas de material para exames (sangue e urina) e eletrocardiograma, entre outras. 

“A realização de mais de 80 mil atendimentos e mais de 150 mil procedimentos de enfermagem representa um grande avanço na saúde da população. O nosso diferencial é o tratamento acolhedor e humanizado”, analisa Janine Teles, coordenadora da UPA São José.

Além dos números expressivos, a UPA São José tem sido reconhecida pela população como uma unidade de excelência, com altos índices de aprovação em quesitos como tempo de espera, cordialidade, limpeza, atendimento médico e da equipe de enfermagem.

“Nas pesquisas de satisfação realizadas pela Ouvidoria da Chavantes sempre há relatos de pacientes elogiando a estrutura, a qualidade dos serviços, o carinho e a cordialidade das equipes de saúde que trabalham no local. Para nós, é gratificante ver que as equipes da UPA São José têm esse compromisso com a humanização, que é um dos pilares da Chavantes em todos os seus projetos”, afirma Klebson Soares Carvalho, diretor da Santa Casa de Chavantes, projeto Americana.

“A reabertura da UPA São José foi mais uma grande conquista da população americanense e o número de procedimentos nesse primeiro ano apenas reforça isso. O fortalecimento do serviço de urgência e emergência é uma das nossas prioridades, tanto que estamos ampliando a rede com mais uma unidade de pronto atendimento, no Jardim Dona Rosa. Essa é a Saúde que queremos ofertar a todos: com mais acesso, qualidade, acolhimento e humanização”, afirma o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Cultura de Qualidade

“As novidades e os desafios em relação à tabela SUS” – Confira artigo do presidente da Santa Casa de Chavantes publicado no JOTA

A defasagem da tabela SUS (Sistema Único de Saúde) é uma preocupação constante para as Santas Casas e outras unidades de saúde filantrópicas. […]

Novo piso da Maternidade do HM começa a ser instalado

Começa nesta semana a instalação dos cerca de 600 metros quadrados do piso vinílico na Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, de […]

Banco de Sangue está precisando de doadores de sangue dos tipos A- e O-

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está necessitando de doadores dos tipos sanguíneos  A- e O- para a manutenção […]