Nos dias 01 e 02 de junho, e posteriormente, nos dias 26, 27, 28, 29 e 30 do mesmo mês, ocorreram importantes capacitações voltadas para profissionais e colaboradores da área de saúde lotados no Hospital Regional, Instituto do Rim e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Rondônia. O evento, que teve o apoio da Santa Casa de Chavantes, aconteceu nos auditórios da UPA e do Hospital Regional de Vilhena, teve como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre normas regulamentadoras, biossegurança, manejo e segregação dos resíduos de serviços de saúde.
Durante os encontros, foram abordados temas fundamentais para a segurança e a qualidade dos serviços prestados na área da saúde, como as normas regulamentadoras NR-32 e NR-06, que estabelecem diretrizes para a segurança e saúde dos trabalhadores, especialmente no contexto hospitalar. A biossegurança também foi um dos temas centrais, tratando da prevenção de riscos biológicos e químicos nos ambientes de trabalho.
Outro ponto importante foi o manejo e segregação dos resíduos de serviços de saúde, visando a correta disposição desses materiais e contribuindo para a preservação do meio ambiente e da saúde pública.
Com um público-alvo de 465 servidores e colaboradores, as capacitações contaram com a presença de renomados palestrantes e facilitadores. Dentre os palestrantes, destacam-se Enfermeira Shairlon Luca dos Santos, coordenadora de Epidemiologia do Hospital Regional; Enfermeira Especialista Lorraine Mantovanelli, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH); Dra. Elizangela Cristina Hartmann Donadoni, Engenheira Química e Gestora Ambiental da empresa Paz Ambiental; e Sr. Edelson Alves de Souza, representante da mesma empresa. Além disso, a Coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPH) do Hospital Regional foi representada pela Psicóloga Elizabete V. de Camargo.
Os facilitadores responsáveis pela condução das capacitações foram o Enfermeiro Douglas Fraga de Andrade, Gerente de Enfermagem do Hospital Regional, e o Enfermeiro Fernando Costa, Coordenador do Núcleo Interno de Regulação (NIR).
A iniciativa foi elogiada pelos participantes, que destacaram a relevância das informações compartilhadas pelos palestrantes e facilitadores. O conhecimento adquirido durante as capacitações certamente contribuirá para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente nas instituições de saúde de Vilhena-RO.
A iniciativa recebeu o apoio da Direção Geral Hospitalar do HRV – Santa Casa de Misericórdia de Chavantes/HRV/UPA/IRR e da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).