Pacientes, acompanhantes e funcionários da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) vivenciaram, recentemente, uma manhã divertida e musical. Acompanhado de seu violão, voz e carisma, o engenheiro e músico Henrique Franchi levou música e entretenimento a quem estava na unidade oncológica, marcando o encerramento da programação do Novembro Azul.
No comando de um variado repertório e de brincadeiras, o músico voluntário interagiu com os usuários e colaboradores da Unacon. “Para quebrar o gelo, eu sempre começo tocando algumas músicas do meu repertório, como MPB e pop rock, e depois abro o convite para quem quiser participar, cantar e tocar também. Daí a brincadeira começa, os pacientes fazem pedidos, buscam as letras no celular e eu tento descobrir os acordes”, conta Henrique.
“E aí vão aparecendo os pacientes músicos também. Desta vez, o (paciente) Roberto Ribeiro da Silva deu um show! Não queria pegar o violão no começo, mas não demorou muito entrou na brincadeira e mandou uma ‘sonzeira’ para o pessoal”, diz Henrique, que já participou de ações de humanização na Unacon. “A ideia é cantar junto com o pessoal e, assim, aliviar um pouco da tensão do ambiente hospitalar”, acrescenta.