Palestra no HM discutiu os direitos de saúde, sociais e trabalhistas das gestantes

A programação do “Agosto Dourado no HM” prosseguiu nesta terça (22), com a realização da palestra “Direitos e Deveres na Gestação”, ministrada pela assistente social Patrícia da Silva Alves no hall da Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

A palestra é uma das atividades do “Agosto Dourado no HM”, evento dedicado à promoção da saúde de gestantes e lactantes, com foco no incentivo à amamentação e na importância do leite materno no desenvolvimento dos recém-nascidos.

Durante o evento, a assistente social abordou os direitos das gestantes nas esferas da saúde, social e trabalhista. “Todos esses direitos começam com a confirmação da gravidez”, observou Patrícia.

Um dos direitos fundamentais de toda gestante é o direito de realizar o pré-natal nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) próximas de sua casa, com pelo menos seis consultas durante a gravidez. “A gestante também tem o direito de conhecer, de forma antecipada, o hospital onde será realizado o parto”, pontuou a assistente social do HM. “A lei brasileira ainda assegura a toda gestante a realização de diversos exames durante o pré-natal, como hemograma, exame de urina, preventivo de câncer do colo de útero e teste anti-HIV”, listou.

Direitos durante o parto

Durante o parto, a legislação nacional garante direitos como acompanhamento e apoio de equipe hospitalar, opção pelo parto normal (desde que seja uma opção segura para a mãe e o feto), um acompanhante no pré e pós-parto e a presença de doula durante o parto.

“E no período gestacional, a gestante também tem o direito de manifestação de vontade de doação conforme preconiza o ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), garantindo também o sigilo sobre o nascimento”, salientou Patrícia.

Direitos trabalhistas e sociais

O direito trabalhista mais conhecido é a licença maternidade de 120 dias, sem prejuízo do emprego ou salário. Mas caso a instituição empregadora seja participante do programa Empresa Cidadã, a licença maternidade é ampliada em 60 dias e a licença paternidade em 15 dias, destacou a palestrante.

“E no retorno ao trabalho, é garantido o direito de amamentação em dois intervalos de meia hora, até o bebê completar seis meses”, explicou.  

Já os direitos sociais, lembrou Patrícia, englobam o atendimento preferencial em bancos, supermercados, hospitais e outros estabelecimentos, assentos prioritários em transportes públicos e acesso a benefícios sociais via CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), mesmo não sendo contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Joelma Lopes de Lima Crisp acompanhou atentamente a palestra ao lado da filha, a adolescente Larissa Lopes, 16 anos, e da neta recém-nascida Lavynia. “Achei muito legais as orientações, aprendi muito, são informações importantes a serem repassadas a outras mães. Por exemplo, eu não sabia do direito que a gestante tem de conhecer o hospital antes do parto”, afirmou Joelma.

Santa Casa de Chavantes

Desde fevereiro, a organização social (OS) Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é a instituição responsável pela administração do HM, da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José, por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.

Texto: Marcelo Rocha / Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes (MTB 29.754)

Pacote inédito de obras e melhorias transformou o Hospital Municipal em 2024

Ao longo de 2024, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” passou por obras e melhorias que trouxeram ganhos significativos à estrutura física da […]

UPAs São José e Dona Rosa descentralizaram atendimento de urgências e emergências na cidade e desafogaram o Pronto-Socorro do Hospital Municipal

Além da descentralização dos serviços de saúde envolvendo urgências e emergências, as duas Unidades de Pronto Atendimento recém inauguradas no município – a […]

Unacon registrou aumento de 27,6% nos atendimentos realizados entre janeiro e novembro

Entre janeiro e novembro de 2024, a Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana realizou um total de 23.995 […]

Nova Maternidade do HM já registrou o nascimento de 442 bebês

Entre os dias 25 de junho – data da inauguração da nova Maternidade do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” – e a tarde […]