Enfermaria, uma importante assistência que deve ser preservada

Entenda os motivos que fazem o setor de enfermaria ser tão relevante para um hospital

Foto de RODNAE Productions no Pexels

Se os médicos são peças fundamentais dentro da engrenagem de um hospital, o que dizer do setor de enfermaria? Sem dúvida, é possível falar o mesmo, a se medir a importância destes profissionais no dia a dia.

E na Santa Casa de Chavantes, assim como nas unidades administradas por intermédio de sua OSS (Organização Social de Saúde), esses profissionais são encarados da mesma forma, com a seriedade que eles merecem.

A enfermaria é a área do hospital onde ficam pacientes que necessitam de internação, mas não necessariamente de cuidados médicos constantes.

Desta forma, os pacientes ficam durante a maior parte do tempo assistidos pela equipe de enfermagem. Os integrantes do time, por sua vez, eventualmente podem solicitar a presença do médico.

“Geralmente é permitido que alguém da família fique como acompanhante do paciente nestas alas, onde acontece a possibilidade de a enfermagem treinar estes familiares para os cuidados pós hospitalares do paciente”, afirma Anis Mitri, cardiologia e presidente da Santa Casa de Chavantes.

A importância da enfermaria

Por todos esses fatores, a enfermagem necessita de muito cuidado e atenção, pois são esses profissionais que lidam constantemente com todos os problemas do paciente e com as mazelas da saúde.

Desta forma, a pressão é muito elevada em cima destes profissionais, causando um incrível desgaste, sendo necessária a atuação do setor de psicologia por parte do hospital, de modo que as habituais longas jornadas sejam cumpridas a contento. “É feito um trabalho de conscientização constante e aberto um canal de comunicação entre psicologia e enfermagem”, revela.

Tudo isso faz parte do trabalho de humanização com os enfermeiros, que já acontece em relação aos pacientes. “É feito um trabalho de integração com oficinas e eventos temáticos para tentar aliviar um pouco a carga que estes profissionais carregam. Mas todo trabalho de humanização possível ainda é muito pouco diante do que a enfermagem merece”, explica.

Exigência maior

Em uma unidade de saúde, seja qual for o tamanho, há setores de tratamento em que o trabalho de humanização é mais exigido. Tratam-se dos chamados “setores fechados”, como as UTIs, unidades intermediárias, unidades de choque e outras.

“São locais onde a convivência com a família fica restrita, pelo nível de criticidade e necessidade de cuidados que os pacientes necessitam”, explica.

Dentro desse processo, é fundamental o papel de médicos, enfermeiras e demais profissionais da saúde. “É importante que todos se conscientizem e se mobilizem para que se crie um ambiente acolhedor para o paciente e seus familiares. Isso melhora exponencialmente a relação entre profissionais de saúde e pacientes, repercutindo diretamente no ambiente de trabalho”, ressalta.

Como é uma relação de mão dupla, a atuação de pacientes e familiares também é essencial para que o trabalho de humanização seja feito da melhor forma na enfermaria. “Também é preciso ser vigilante e não tolerar atos de desrespeito ou descaso por parte dos profissionais, mesmo em situações mais críticas”, completa.

Cada unidade gerida pela Santa Casa de Chavantes possui sua comissão de humanização, seu conselho e seu grupo de associados e irmandade. Todos sempre atuam melhorando a humanização por intermédio de iniciativas simples como leitura, música, oficinas e rodas de conversa.

Tradição

O trabalho de humanização e todos os cuidados destinados e empregados nesse processo compõem apenas um dos aspectos da tradição da Santa Casa de Chavantes.

A instituição, que foi fundada em 1923 e possui uma expertise de 15 anos na gestão de equipamentos de saúde, mostra grande êxito nas iniciativas abraçadas, tanto na cidade de Chavantes e na região do Departamento Regional de Saúde de Marília quanto em outras cidades do Estado de São Paulo. Mas muito é feito até chegar nesse estágio. E muitas situações são vivenciadas até que isso se estabeleça a cada nova jornada.

Muitos acreditam que para um hospital ou clínica funcionar bastam apenas os médicos e enfermagem. Esta é apenas uma parte – muito importante – da complexa engrenagem. O fato é que o número de profissões, equipes e infraestrutura envolvidas é muito maior do que se pode imaginar.

Dentro de uma unidade de saúde, existe a necessidade de contadores, advogados, faturistas, administradores e uma gama enorme de profissionais. Todos estão devidamente envolvidos nesse processo de humanização. Não importa o cargo, mas sim o conhecimento e o sentimento presentes, cada um em sua função.

A pandemia de Covid-19 também acabou colaborando nesse processo de humanização, afinal saúde e segurança do trabalho também fazem parte, de certa forma, de tudo isso. E a cultura desses dois itens fez com que a Santa Casa de Chavantes aumentasse em mais de 15 vezes o investimento nesse setor, com direito a treinamentos frequentes de boas práticas, higiene e uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

É bom lembrar que todo esse processo que resulta em competência vai além do capital humano. É vital que haja utilização de tecnologia, como sistemas, aplicativos e outros gadgets.

Acesse o site da Santa Casa de Chavantes e confira mais detalhes sobre a importância da enfermaria para o sistema de saúde.

Funcionários da UPA São José recebem homenagem da Chavantes

Os cerca de 80 funcionários da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José foram homenageados na manhã desta terça (26) pela direção da […]

Banco de Sangue do HM necessita de doadores

O Banco de Sangue do Hospital Municipal de Americana (SP) está precisando de doadores nesta semana de Páscoa. Hoje (25), a unidade informou […]

UPA São José completa 1 ano com mais de 80 mil atendimentos realizados

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) São José completa um ano de funcionamento no dia 25 de março. Nos primeiros 12 meses da […]

Grupo de voluntários vai oferecer café da manhã e apoio espiritual a pacientes do Hospital Municipal nesta 5ª

Na próxima quinta (21), das 7h às 10h, um grupo de voluntários estará numa tenda ao lado do Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital […]