Ao longo de 2024, o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” passou por obras e melhorias que trouxeram ganhos significativos à estrutura física da unidade (inaugurada em 1982) e à qualidade dos serviços assistenciais oferecidos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), de Americana e região.
O carro-chefe dessas conquistas nos últimos 12 meses foi a reforma completa da agora denominada Nova Maternidade do HM, entregue à população em junho. Desde então, a moderna ala (de 620 m2 de área, com 22 leitos, dois quartos PPP, dois novos consultórios, sala de triagem neonatal e outros espaços) acolhe gestantes e recém-nascidos com mais conforto e de forma mais humanizada.
A obra foi viabilizada por meio de um investimento de R$ 2,8 milhões, resultante de emendas parlamentares e recursos da Secretaria Municipal de Saúde, previstos no contrato da pasta com a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes – organização social que administra o HM por meio de gestão compartilhada com a Prefeitura de Americana.
Já a instalação da usina de gases medicinais, em janeiro, tornou o HM autossuficiente em relação ao fornecimento de oxigênio, ar-comprimido e vácuo nas dependências da unidade. Além de garantir as demandas do hospital, a usina também é responsável pelo envase de gases medicinais que atendem a UPA São José.
Março registrou a finalização de um grande pacote de obras iniciado em 2023. Englobou a instalação de novos letreiros e a reforma das recepções da Internação, Pronto-Socorro Infantil (PSI) e Pronto-Socorro Adulto (PSA) – troca de mobiliário, pintura, instalação de ar-condicionado, painéis de senhas e outras benfeitorias – a pintura externa de todo o HM, a melhoria da entrada dos funcionários e a reforma de salas administrativas.
No mesmo período também foram inaugurados dois novos espaços no HM: o Mural da Maternidade (para fotos de recordação) e o Jardim Terapêutico, ambiente para a promoção de bem-estar e contemplação que contém ervas aromáticas e temperos. Os dois ambientes estão situados na área entre a Maternidade e Ala 3, que frequentemente recebe atividades das campanhas Agosto Dourado, Outubro Rosa, Novembro Azul, Novembro Roxo, ações de capelania e confraternizações.
No início de novembro, o Hospital Municipal de Americana ganhou uma uma versão atualizada de seu sistema de gestão hospitalar, que trouxe mais mais agilidade no atendimento de pacientes e melhor organização dos dados coletados. A tecnologia foi desenvolvida a partir das demandas e necessidades das rotinas do HM, com foco no aprimoramento do fluxo e redução do tempo de atendimento no pronto-socorro.
A reforma completa da cozinha, que já está em operação desde novembro, tornou o setor funcional e em total conformidade com normas técnicas e diretrizes de boas práticas de armazenamento e manipulação de alimentos.
A total reestruturação do cozinha – que dispõe de três câmaras frigoríficas, duas para alimentos resfriados e uma para congelados – envolveu a reforma elétrica, hidráulica e no sistema de exaustão, a substituição do piso, a instalação de pias e bancadas, a criação de uma sala para as nutricionistas e outras melhorias. Agora, o setor tem capacidade operacional para a produção e fornecimento de 30.000 refeições por mês a pacientes, acompanhantes e funcionários do HM.
“O Hospital Municipal recebeu, este ano, um pacote inédito de melhorias estruturais, com a revitalização de vários setores. E isso proporcionou benefícios a toda população, pois essas reformas resultaram em mais humanização e conforto aos usuários, acompanhantes e funcionários. Nunca, em toda a história do HM, houve tantas intervenções de melhorias como as realizadas pela atual gestão”, apontou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
“As reformas no Hospital Municipal, impulsionadas pela gestão compartilhada da Santa Casa de Chavantes junto à Secretaria de Saúde de Americana, transformaram diversos setores dentro da unidade hospitalar, promovendo humanização, conforto e segurança. Essas melhorias refletem o compromisso da instituição em oferecer um ambiente acolhedor e seguro, elevando a qualidade do atendimento e o bem-estar de pacientes e colaboradores”, afirma Klaus Fuchs, diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Chavantes.