Hospital Municipal de Americana promove ação de valorização às colaboradoras pelo Dia da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promoveu nesta segunda-feira (9) uma programação especial dedicada às colaboradoras da instituição. Organizada pela Comissão de Humanização, a iniciativa contou com momentos de reflexão, acolhimento e bem-estar para valorizar mulheres que, diariamente, contribuem com dedicação, sensibilidade e profissionalismo no atendimento aos pacientes e no funcionamento do hospital.

A programação começou pela manhã com a palestra motivacional “8 de março e seus impactos no feminino”, conduzida pela psicóloga clínica Ingrid Bellini, que possui treinamento em Serviço em Saúde da Mulher pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Unicamp.

O encontro promoveu reflexões sobre a trajetória das mulheres na sociedade, os desafios enfrentados ao longo dos anos e a importância de reconhecer a força feminina tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana. O momento também abriu espaço para a troca de experiências entre as profissionais e para o debate de temas atuais, especialmente a violência contra a mulher. A conversa proporcionou ensinamentos sobre autocuidado individual e coletivo, além de destacar a importância do olhar atento das mulheres no cuidado e no apoio a outras mulheres.

“Quando criamos momentos como esse, de escuta, cuidado e reconhecimento, fortalecemos os vínculos entre as pessoas que fazem o hospital acontecer todos os dias. Celebrar o Dia da Mulher dessa forma é lembrar que cada colaboradora tem uma história, uma trajetória e uma contribuição muito especial para o nosso ambiente de trabalho e para o cuidado com os pacientes”, destacou a psicóloga Camila Peres, presidente da Comissão de Humanização do HM.

Durante a tarde e a noite, o clima foi de autocuidado e bem-estar. As colaboradoras participaram de atividades preparadas especialmente para elas, como sessões de reflexologia, maquiagem, cuidados com a pele e design de sobrancelhas. Os serviços foram oferecidos por meio de parcerias com o Senac de Americana e representantes locais da Mary Kay.

Outra atividade que chamou atenção foi o espaço “Mulheres que Inspiram”, criado para que as profissionais da equipe pudessem deixar recados e mensagens especiais umas para as outras. Entre palavras de incentivo, admiração e gratidão, as mensagens reforçaram o espírito de união, parceria, valorização e reconhecimento entre colegas de trabalho.

Segundo a gerente assistencial do hospital, Sarah Guimarães, iniciativas como essa ajudam a reforçar o valor das mulheres dentro da instituição. “Cada mulher que trabalha aqui contribui de uma forma única para o cuidado com nossos pacientes e para o funcionamento do hospital como um todo. Esse momento foi pensado justamente para reconhecer essa dedicação e lembrar o quanto cada uma é importante para a nossa equipe”, afirmou.

A gerente administrativa do hospital, Pamela Cordioli, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do HM em promover um ambiente de trabalho acolhedor e focado em valorizar a equipe. “O Dia da Mulher é uma oportunidade de celebrar histórias, trajetórias e conquistas. Queremos que nossas colaboradoras se sintam reconhecidas e valorizadas. Elas merecem esse carinho por todo o compromisso, empenho e sensibilidade que empregam para ajudar a construir diariamente um hospital mais humano”, comentou.

A iniciativa foi aprovada pelas colaboradoras, que participaram das atividades com entusiasmo. “Foi uma ótima iniciativa do hospital. Que bom que pudemos celebrar o Dia das Mulheres dessa forma”, relatou a técnica de enfermagem Julia dos Santos. A auxiliar de farmácia Escleide Gomes Cabral também destacou a importância do momento. “Adorei essa ação. Encerrar o plantão de 12 horas recebendo uma massagem nos pés é maravilhoso. Hoje vou terminar meu expediente mais feliz”, disse.

“A atuação das mulheres é fundamental para o funcionamento diário de toda a estrutura do nosso Hospital Municipal. Promover esse momento de valorização é uma forma de reconhecer o empenho e o profissionalismo de cada colaboradora que se dedica ao serviço público e contribui para a qualidade do atendimento em nossa cidade”, ressaltou a superintendente da Fundação de Saúde de Americana (Fusame), Lilian Franco de Godoi.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Banco de Sangue do HM de Americana promove ação de bem-estar em celebração ao Dia da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Banco de Sangue do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promoveu nesta segunda-feira (9) uma ação especial de cuidado e valorização das mulheres. Colaboradoras e doadoras que estiveram na unidade no período da manhã puderam participar de sessões de “quick massage”. A iniciativa teve como objetivo proporcionar um momento de relaxamento e descanso, além de reconhecer a importância das mulheres que atuam e colaboram com o serviço diariamente.

As sessões gratuitas de massagem relaxante foram realizadas por alunas do curso Tecnólogo em Estética e Cosmética da FAM (Faculdade de Americana), supervisionadas pela professora Deise Consuelo. As participantes também receberam brindes preparados especialmente para a data, como forma de agradecimento e valorização das mulheres.

“Foi uma ação pensada com muito carinho para oferecer um momento de cuidado e reconhecimento às mulheres que passam pelo Banco de Sangue, sejam colaboradoras ou doadoras. É uma forma simples, mas significativa, de agradecer pela dedicação e pelo gesto solidário de quem ajuda a salvar vidas”, destacou a biomédica do Banco de Sangue, Raquel Rosolen.

Para a diretora técnica do HM, Dra. Eloisa Duzzi, a iniciativa reforça a importância de valorizar as mulheres dentro e fora do ambiente de trabalho. “Celebrar o Dia da Mulher com uma ação como essa é uma forma de reconhecer a dedicação das nossas colaboradoras e também das doadoras, que contribuem de forma tão significativa para salvar vidas. Pequenos gestos de cuidado e bem-estar também fazem parte de um ambiente de trabalho mais humano e acolhedor”, afirmou.

“Nossa missão vai além da assistência, buscando também humanizar o atendimento e valorizar cada mulher que dedica seu tempo ao próximo, seja trabalhando na saúde ou doando sangue. Essa ação celebra a força feminina e reforça que o bem-estar de quem cuida também é nossa prioridade. Aproveito para convidar toda a comunidade a manter esse espírito solidário, visitando nosso Banco de Sangue e ajudando a salvar vidas com esse gesto tão simples e generoso”, ressaltou a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Hospital Municipal de Americana promove ação de valorização às colaboradoras pelo Dia da Mulher

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, promoveu nesta segunda-feira (9) uma programação especial dedicada às colaboradoras da instituição. Organizada pela Comissão de Humanização, a iniciativa contou com momentos de reflexão, acolhimento e bem-estar para valorizar mulheres que, diariamente, contribuem com dedicação, sensibilidade e profissionalismo no atendimento aos pacientes e no funcionamento do hospital.

A programação começou pela manhã com a palestra motivacional “8 de março e seus impactos no feminino”, conduzida pela psicóloga clínica Ingrid Bellini, que possui treinamento em Serviço em Saúde da Mulher pelo Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM) da Unicamp.

O encontro promoveu reflexões sobre a trajetória das mulheres na sociedade, os desafios enfrentados ao longo dos anos e a importância de reconhecer a força feminina tanto no ambiente de trabalho quanto na vida cotidiana. O momento também abriu espaço para a troca de experiências entre as profissionais e para o debate de temas atuais, especialmente a violência contra a mulher. A conversa proporcionou ensinamentos sobre autocuidado individual e coletivo, além de destacar a importância do olhar atento das mulheres no cuidado e no apoio a outras mulheres.

“Quando criamos momentos como esse, de escuta, cuidado e reconhecimento, fortalecemos os vínculos entre as pessoas que fazem o hospital acontecer todos os dias. Celebrar o Dia da Mulher dessa forma é lembrar que cada colaboradora tem uma história, uma trajetória e uma contribuição muito especial para o nosso ambiente de trabalho e para o cuidado com os pacientes”, destacou a psicóloga Camila Peres, presidente da Comissão de Humanização do HM.

Durante a tarde e a noite, o clima foi de autocuidado e bem-estar. As colaboradoras participaram de atividades preparadas especialmente para elas, como sessões de reflexologia, maquiagem, cuidados com a pele e design de sobrancelhas. Os serviços foram oferecidos por meio de parcerias com o Senac de Americana e representantes locais da Mary Kay.

Outra atividade que chamou atenção foi o espaço “Mulheres que Inspiram”, criado para que as profissionais da equipe pudessem deixar recados e mensagens especiais umas para as outras. Entre palavras de incentivo, admiração e gratidão, as mensagens reforçaram o espírito de união, parceria, valorização e reconhecimento entre colegas de trabalho.

Segundo a gerente assistencial do hospital, Sarah Guimarães, iniciativas como essa ajudam a reforçar o valor das mulheres dentro da instituição. “Cada mulher que trabalha aqui contribui de uma forma única para o cuidado com nossos pacientes e para o funcionamento do hospital como um todo. Esse momento foi pensado justamente para reconhecer essa dedicação e lembrar o quanto cada uma é importante para a nossa equipe”, afirmou.

A gerente administrativa do hospital, Pamela Cordioli, destacou que a iniciativa reforça o compromisso do HM em promover um ambiente de trabalho acolhedor e focado em valorizar a equipe. “O Dia da Mulher é uma oportunidade de celebrar histórias, trajetórias e conquistas. Queremos que nossas colaboradoras se sintam reconhecidas e valorizadas. Elas merecem esse carinho por todo o compromisso, empenho e sensibilidade que empregam para ajudar a construir diariamente um hospital mais humano”, comentou.

A iniciativa foi aprovada pelas colaboradoras, que participaram das atividades com entusiasmo. “Foi uma ótima iniciativa do hospital. Que bom que pudemos celebrar o Dia das Mulheres dessa forma”, relatou a técnica de enfermagem Julia dos Santos. A auxiliar de farmácia Escleide Gomes Cabral também destacou a importância do momento. “Adorei essa ação. Encerrar o plantão de 12 horas recebendo uma massagem nos pés é maravilhoso. Hoje vou terminar meu expediente mais feliz”, disse.

“A atuação das mulheres é fundamental para o funcionamento diário de toda a estrutura do nosso Hospital Municipal. Promover esse momento de valorização é uma forma de reconhecer o empenho e o profissionalismo de cada colaboradora que se dedica ao serviço público e contribui para a qualidade do atendimento em nossa cidade”, ressaltou a superintendente da Fundação de Saúde de Americana (Fusame), Lilian Franco de Godoi.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Pacientes da Hemodiálise do HM de Americana recebem homenagem pelo Dia da Mulher

As pacientes em tratamento na Unidade de Hemodiálise do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, receberam uma homenagem especial nesta sexta-feira (6), em celebração ao Dia Internacional da Mulher. A equipe do setor preparou a entrega de mini frascos de perfume como forma de reconhecimento, valorização e carinho às mulheres que realizam o tratamento na unidade.

A ação proporcionou um momento de acolhimento e atenção às pacientes durante a rotina de tratamento, além de fortalecer o vínculo com a equipe.

De acordo com a coordenadora da Hemodiálise, Ariane Santos, a iniciativa representa um gesto simples, mas carregado de significado. “Sabemos que a hemodiálise exige muita força e disciplina das pacientes. Essa foi uma forma de demonstrar nosso carinho, reconhecer a importância dessas mulheres e tornar o dia delas um pouco mais especial. Mais do que o tratamento, buscamos oferecer acolhimento e atenção às pessoas que passam pelo hospital. Gestos como esse demonstram nosso comprometimento com o bem-estar das pacientes”, destacou.

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Ação de Segurança do Paciente no HMUT

Nesta sexta-feira (06), realizamos uma atividade com os colaboradores sobre a higienização correta das mãos, reforçando a técnica adequada e os 5 momentos da higienização.

A ação aconteceu em todos os setores do hospital, com orientação prática e conscientização da equipe.

Mãos limpas, paciente seguro.

Música que acolhe e emociona na Santa Casa de Chavantes

Nesta sexta-feira (6), a Santa Casa de Chavantes recebeu novamente o projeto ALEGRECANTO, levando leveza, sorrisos e momentos de acolhimento para pacientes e colaboradores da unidade.

A visita transformou a rotina do hospital com canções, interação e gestos de carinho que reforçam a importância de iniciativas que humanizam o ambiente hospitalar.

Cuidar também é criar momentos de afeto e memória.

Equipes do HM de Americana participam de capacitação prática sobre sondagem vesical masculina

Com foco na segurança do paciente e na atualização técnica dos procedimentos, coordenadores e supervisores das equipes assistenciais do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, participaram nesta semana de um treinamento prático sobre cateterismo vesical de demora masculino, procedimento conhecido como passagem de sonda vesical. A qualificação foi ministrada pelo urologista Dr. Edson Soares Bezerra, que apresentou técnicas atualizadas para a realização segura e adequada da sondagem vesical masculina.

O treinamento abordou indicações clínicas, critérios técnicos e cuidados durante e após o procedimento, reforçando boas práticas e a prevenção de complicações. Durante a atividade, foram discutidos aspectos técnicos fundamentais, como a escolha adequada do material, técnica asséptica, manejo correto do paciente e condutas diante de possíveis intercorrências. A abordagem prática permitiu a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

“A sondagem vesical é um procedimento frequente na prática assistencial e exige técnica e conhecimento. Por isso, a qualificação constante é essencial. Cada procedimento realizado com segurança reduz riscos e proporciona mais conforto ao paciente. Este treinamento reforça nosso compromisso com a padronização das condutas, a excelência no cuidado e a qualidade da assistência prestada”, destacou a gerente assistencial do HM, Sarah Guimarães.

A capacitação foi direcionada inicialmente a coordenadores e supervisores, que atuarão como multiplicadores do conhecimento junto às equipes de enfermagem, visando o fortalecimento da cultura de educação permanente e da padronização, garantindo que toda a equipe esteja alinhada e segura na execução do procedimento.

“A atualização constante dos nossos profissionais é um pilar fundamental para garantir a segurança de todos os pacientes que passam pelo Hospital Municipal. Manter as equipes capacitadas com o que há de mais moderno na assistência de saúde é um compromisso nosso, pois entendemos que um atendimento de qualidade se faz com técnica apurada e humanização. Cursos como esse ajudam a elevar cada vez mais o padrão do serviço oferecido à população”, reforçou o secretário adjunto de Saúde de Americana, Fábio Joner.

A atualização reforça o compromisso do Hospital Municipal com a qualificação contínua dos profissionais e com a oferta de uma assistência cada vez mais segura e humanizada. O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Unacon de Americana promove manhã especial com ações em homenagem ao Dia da Mulher

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana viveu uma manhã marcada por emoção, acolhimento e delicadeza nesta quarta-feira (4). Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8), a unidade preparou uma programação especial para proporcionar leveza à rotina de pacientes, familiares e colaboradores. Com música, interação com cães terapeutas e gestos simples de carinho, a iniciativa reforçou a importância do cuidado integral durante o tratamento oncológico, com um olhar que vai além da saúde física e alcança também o emocional.

As atividades aconteceram na recepção e na sala de quimioterapia. Logo no início da manhã, o som do violão preencheu o ambiente com a apresentação do professor de música e cantor Caio Suille, voluntário da Escola de Música Espaço dos Sons, de Americana. Ele emocionou pacientes e profissionais com um repertório preparado especialmente para a data, transformando o clima da unidade. “A música tem esse poder de tocar as pessoas, é como um remédio para a alma. Fico feliz por poder proporcionar isso. É muito prazeroso estar aqui e contribuir com a minha musicalidade”, destacou Caio, que há cerca de um ano participa de ações voluntárias na Unacon.

Em tratamento desde janeiro, a paciente Marta Furtuoso foi uma das que se deixaram envolver pela música e resumiu o sentimento da manhã. “Essa é uma homenagem muito bonita para nós, mulheres. A música acolhe, deixa a gente um pouquinho mais alegre. Achei ótima essa iniciativa”, relatou.

Além da musicoterapia, a manhã contou também com a visita dos cães terapeutas do projeto “Patas que Curam”. Fio, Zaia e Seaviane circularam pela recepção e pela quimioterapia distribuindo e recebendo afeto. Entre um carinho e outro, surgiram sorrisos, olhos marejados e instantes de ternura que quebraram, ainda que por alguns minutos, a tensão do tratamento. Frases inspiradoras e mensagens motivacionais também foram entregues às pacientes pelas profissionais da unidade, em um gesto simbólico de reconhecimento, força e cuidado.

Segundo a coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro, a ação faz parte de uma série de iniciativas voltadas à humanização do atendimento. “Sabemos que o tratamento oncológico pode ser desafiador. Atividades como a musicoterapia e a pet terapia ajudam a criar um ambiente mais leve, com positividade, esperança e acolhimento”, afirmou.

“Nosso objetivo é garantir que o atendimento de saúde em Americana seja pautado, acima de tudo, pela dignidade. Datas como o Dia da Mulher nos permitem reforçar que o suporte emocional e o acolhimento são pilares fundamentais para a recuperação das pacientes, transformando o ambiente hospitalar em um espaço de mais esperança e conforto para as famílias”, ressaltou a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi.

Em meio aos desafios do tratamento, a Unacon reafirma seu compromisso de cuidar das pessoas em sua totalidade, oferecendo, além de assistência médica, momentos de afeto, respeito e sensibilidade. A unidade é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

UPA Dona Rosa, em America, realiza ação especial com colaboradoras em homenagem ao Mês da Mulher

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dona Rosa, em Americana, promoveu nesta terça (3) e quarta-feira (4) uma ação especial em comemoração ao Mês da Mulher, dedicada às colaboradoras que atuam diariamente na unidade. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Humanização e teve como objetivo proporcionar um momento de cuidado, valorização e reconhecimento às profissionais que exercem suas funções com dedicação, competência e sensibilidade.

A programação contou com uma atividade laboral conduzida pela fisioterapeuta Dra. Grasiela Dourado, da empresa Laboral D. Durante a dinâmica em grupo, as participantes puderam movimentar o corpo, estimular a mente e fortalecer o espírito de união e trabalho em equipe, elementos essenciais na rotina da saúde. Para tornar o momento ainda mais especial, a UPA ofereceu um café da manhã às colaboradoras, proporcionando um tempo de integração e descontração.

“Cuidar de quem cuida também é uma prioridade aqui na UPA Dona Rosa. Ações como essa são importantes para reconhecer o papel fundamental das mulheres na promoção de um atendimento humanizado e de qualidade à população”, comentou a responsável técnica pelo Serviço Social e presidente da Comissão de Humanização da unidade, Alessandra Queiroz.

“Iniciativas como essa fortalecem o ambiente de trabalho e reconhecem a dedicação diária das profissionais da nossa rede. Entendemos que proporcionar momentos de integração e autocuidado é essencial para que nossa equipe continue oferecendo um serviço de excelência, com a sensibilidade e a força que são características das mulheres”, destacou a superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Franco de Godoi.

A ação reforça o compromisso da UPA Dona Rosa com o bem-estar de sua equipe. A unidade é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes

Paciente em tratamento oncológico destaca acolhimento da Unacon de Americana em carta de agradecimento

A Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana recebeu nesta segunda-feira (2) uma manifestação espontânea de agradecimento que emocionou os profissionais da unidade. A paciente Amanda Ferreira, de 40 anos, entregou uma carta relatando sua trajetória desde o diagnóstico de câncer de mama, destacando o cuidado recebido ao longo do tratamento e expressando elogios e agradecimentos a toda a equipe.

No relato, Amanda conta que, no início de 2025, logo após descobrir a doença, também foi diagnosticada com metástase óssea. O período foi marcado por dores intensas, perda de peso e limitações físicas que a impediram de andar, exigindo o uso de cadeira de rodas. Em junho do mesmo ano, passou por consulta com oncologista e iniciou as sessões de quimioterapia na Unacon.

Segundo ela, o apoio constante da mãe, que deixou o trabalho para cuidar dela e ajudar com suas filhas, e o acolhimento recebido dos profissionais foram essenciais para seu progresso. “O tratamento é difícil e muito doloroso. Teve dias em que pensei que não conseguiria, mas todas as pessoas com quem tive contato foram fundamentais para me ajudar nesse processo. Aqui na Unacon também tive contato com outros pacientes, e conhecer algumas histórias de superação me trouxe esperança de dias melhores”, contou.

Desde o início do tratamento na unidade, segundo a paciente, o acolhimento fez a diferença. “Sempre fui tratada com muito carinho e respeito. Desde o primeiro dia em que estive aqui, todos foram muito gentis comigo e me receberam bem, desde as pessoas da recepção e as profissionais da limpeza até a equipe médica e de enfermagem. Cada um teve um papel importante. O acolhimento faz muita diferença em um momento tão difícil”, disse, emocionada ao relembrar sua história.

Em seu relato, Amanda destaca também um episódio marcante ocorrido no Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, quando esteve na unidade para realizar um exame de ultrassom previamente agendado. “Eu estava com uma dor intensa na perna. Cheguei a cogitar nem ir, pois a dor era muito forte, mas me esforcei e fui. Durante o exame, a médica percebeu que eu não estava bem e, mesmo não sendo o foco inicial do exame, decidiu me avaliar de forma mais ampla e identificou uma trombose na minha perna, a causa das fortes dores que eu sentia”, explicou.

Amanda foi imediatamente encaminhada ao Pronto-Socorro, onde foi avaliada por um médico especialista e direcionada à medicação adequada. “Foi o olhar atento daquela médica que me salvou naquele dia. Eu estava lá apenas para fazer o exame, mas ela foi além, teve boa vontade em cuidar de mim e, ao me avaliar de forma geral, identificou outro problema. O atendimento no PS também foi muito bom e ágil. Em menos de 30 minutos eu já estava indo para casa com a receita na mão e muito agradecida por todo o cuidado que recebi”, destacou.

Com o avanço da quimioterapia, Amanda apresentou melhora progressiva. Deixou a cadeira de rodas e voltou a andar. Hoje, embora siga em tratamento e ainda tenha algumas restrições devido à fragilidade óssea, já consegue realizar atividades cotidianas, como tomar banho, de forma independente. Ela ressalta que o cuidado recebido na Unacon foi determinante. “Essa atenção faz muita diferença em um momento tão difícil. Hoje vejo o quanto já evoluí e me sinto vitoriosa, mas isso não seria possível sem a ajuda desses profissionais, que são maravilhosos”, afirmou.

O relato comoveu a equipe da unidade. “Nosso objetivo é oferecer um atendimento técnico de qualidade aliado ao respeito e ao acolhimento. Receber esse reconhecimento espontâneo de uma paciente nos mostra que estamos no caminho certo”, comentou a coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro.

Segundo o diretor geral da Unacon e do Hospital Municipal, Ruy Santos, manifestações como essa reforçam a importância do atendimento humanizado no processo de recuperação. “Temos o compromisso diário de olhar o paciente além da doença, com respeito, sensibilidade e acolhimento. Sabemos que o tratamento oncológico vai muito além dos procedimentos médicos e, por isso, buscamos oferecer um ambiente onde cada pessoa se sinta amparada, com escuta, empatia e presença. Relatos como o da Amanda nos motivam a seguir aprimorando nosso trabalho para fazer cada vez mais a diferença na vida das pessoas”, ressaltou.

O secretário municipal de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, destacou que o acolhimento é um dos pilares da unidade. “Esse relato reflete o compromisso que temos com a humanização na rede pública. Hoje, a Unacon mantém um alto índice de avaliação positiva por parte dos usuários, o que demonstra que estamos unindo tecnologia médica a um olhar sensível e atento. Esse reconhecimento espontâneo é a prova de que o investimento na gestão e a dedicação dos nossos profissionais estão transformando o atendimento oncológico em Americana”, pontuou.

A Unacon realiza atendimentos oncológicos pelo SUS (Sistema Único de Saúde), oferecendo acompanhamento integral aos pacientes de Americana e região. A unidade e o Hospital Municipal são administrados pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.

Texto: Tatiane Ceron (MTb 56.242) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes