Letícia Bellotto Turim assume Organização Social de Saúde.












Evento celebrou o reconhecimento que torna a Santa Casa a primeira instituição de saúde do Brasil a obter esse selo europeu de qualidade e segurança assistência
A Santa Casa de Chavantes recebeu, na última quarta-feira (23), autoridades, profissionais de saúde e representantes de instituições parceiras para a cerimônia oficial de entrega da certificação internacional da ACSA – Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía. O evento aconteceu na própria unidade e celebrou o reconhecimento que torna a Santa Casa a primeira instituição de saúde do Brasil a obter esse selo europeu de qualidade e segurança assistencial.
Estiveram presentes na solenidade a diretora-executiva do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), Alexia Costa, Founder e CSO do Grupo IBES, além de representantes da gestão da Santa Casa, lideranças do Grupo Chavantes e autoridades locais. A certificação foi entregue simbolicamente durante o encontro, que destacou o esforço coletivo da equipe da unidade ao longo do processo de acreditação.
“A cerimônia foi um momento de reconhecimento para todos que participaram desse processo. A certificação não é apenas um selo, mas o reflexo do trabalho diário de profissionais comprometidos com a qualidade do atendimento”, afirmou Letícia Bellotto Turim, presidente do Grupo Chavantes.
A conquista da certificação pela ACSA foi viabilizada por meio de uma parceria com o IBES, instituição nacionalmente reconhecida na avaliação da qualidade e segurança hospitalar. O processo de acreditação envolveu três etapas e utilizou uma plataforma digital exclusiva da ACSA, que tornou o acompanhamento mais eficiente e interativo.
“Parabenizo com imensa alegria toda a equipe da Santa Casa de Chavantes pela conquista da Acreditação ACSA International. Este reconhecimento não é apenas um reflexo da excelência no atendimento, mas também da dedicação, empenho e do compromisso incansável de cada um de vocês em proporcionar um cuidado de qualidade, humanizado e sempre voltado para o bem-estar de todos. Essa vitória é de todos nós, e juntos continuaremos a transformar a saúde com excelência!”, declarou Vivian Giudice, Founder e CEO do Grupo IBES.
“A certificação da ACSA é uma conquista que fortalece todo o nosso sistema de saúde. Representa o reconhecimento de um trabalho sério, baseado em gestão eficiente, qualificação das equipes e foco no cuidado com o paciente. É um selo de qualidade que reforça o compromisso do Grupo Chavantes com a excelência, não apenas na Santa Casa de Chavantes, mas em todas as unidades sob nossa gestão”, completou Letícia.
Durante o evento, também foram destacadas as próximas metas do Grupo Chavantes, que prevê a continuidade da melhoria dos processos assistenciais em todas as unidades sob sua gestão. A cerimônia reforçou o compromisso institucional com a qualidade, a segurança do paciente e a valorização das equipes de saúde.
Sobre o Grupo Chavantes
A OSS (Organização Social de Saúde) Grupo Chavantes gerencia 33 projetos espalhados em seis estados brasileiros, o que a posiciona como a oitava maior entidade do setor no país, com uma gestão anual de aproximadamente R$ 720 milhões.
Sobre o Grupo IBES
O Grupo IBES é a maior Acreditadora em Saúde da América Latina, sendo referência também em Soluções, Ensino e Capacitação. Através da credibilidade, inovação e conhecimento técnico agregado, especialistas em Gerar Valor e prover resultados efetivos para profissionais e organizações.
Com os mais altos níveis de reconhecimento, são a única Acreditadora Nacional a conquistar a tripla homologação na ANS e a dupla Acreditação da ISQua, reforçando sua excelência. Adicionalmente, são homologados pela ONA – Organização Nacional de Acreditação e pela ACSA International (Acreditação Europeia), bem como Certificados pela ISO 9001:2015.
Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Chavantes:
Predicado Comunicação
Viviane Bucci – [email protected] (11) 9 1119-2911 WhatsApp
Carolina Santaro – [email protected] (11) 9 3072-8305 WhatsApp
Vanessa de Oliveira – [email protected] (11) 9 7529-0140 WhatsApp
Carolina Fagnani – [email protected] (11) 9 9144-5585 WhatsApp
O Grupo Chavantes realizou, nesta quarta-feira (2), a reunião do Conselho de Administração, tendo como pauta principal a eleição da nova diretoria, conforme previsto no estatuto social. O novo mandato terá duração de quatro anos. A votação foi unânime e definiu a Dra. Letícia Bellotto Turim como a nova presidente do Grupo Chavantes.
O atual presidente da entidade, Anis Ghattás Mitri Filho, acompanhou a reunião, agradeceu a todos os presentes e ressaltou o empenho da diretoria, que esteve fortalecida na gestão de saúde com excelência tanto da mantenedora – Santa Casa de Chavantes, que possui sede administrativa na cidade de Chavantes, quanto nos projetos administrados como Organização Social de Saúde.
A presidente eleita, Dra. Letícia Bellotto Turim, agradeceu a confiança depositada e destacou a honra de assumir a presidência da entidade, que evoluiu significativamente nos últimos anos. Ela expressou gratidão ao antecessor, Dr. Anis Mitri, pelo trabalho realizado, reconhecendo sua gestão como um legado de estruturação e profissionalismo. Além disso, reforçou o compromisso de manter a responsabilidade fiscal, a governança e o foco na excelência, assegurando que este novo ciclo será próspero e desafiador.
O Grupo Chavantes consolida-se como referência regional e estadual entre as Organizações Sociais em todo o Brasil, sendo hoje a oitava maior OSS do país. Entre as conquistas recentes, destacam-se os avanços na região de Ourinhos, ampliando a capacidade técnica da unidade de saúde. No último ano, foram realizadas mais de três mil cirurgias mensais, com mais de 15 mil internações por mês e mais de mil pacientes oncológicos em tratamento. Além disso, mais de 30 mil vidas são salvas mensalmente em toda a rede, que realiza mais de cinco mil atendimentos médicos diários. O grande foco da gestão tem sido a humanização do atendimento.
A Dra. Carla Borges, diretora do serviço de nutrição da Santa Casa de Chavantes, apontou benefícios do chá de marcela, em entrevista à revista Casa e Jardim. Dentre as inúmeras propriedade, a espécie estimula a produção de enzimas digestivas, alivia o mal-estar estomacal e a flatulência. Além disso, também pode apresentar ação sedativa. “A marcela tem propriedades calmantes que ajudam a relaxar a mente e o corpo. O consumo do chá antes de dormir pode melhorar a qualidade do sono, ajudando a combater a insônia e o estresse”, detalha Carla.
Veja mais em: https://revistacasaejardim.globo.com/comportamento/bem-estar-e-saude/noticia/2025/03/cha-de-macela.ghtml
A apresentação foi conduzida por Camilla Neves, gerente administrativa operacional do Grupo Chavantes, que promoveu um debate aprofundado sobre a Acreditação Internacional ACSA.
📜 O case de sucesso destacou a trajetória de acreditações da Santa Casa de Chavantes, incluindo a conquista da ONA Nível 1, tornando-se a 5ª Santa Casa de São Paulo a obter essa certificação. Além disso, a instituição iniciou o processo para a Acreditação Europeia da Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). Essa conquista foi consolidada no início de março, fazendo da Santa Casa de Chavantes a primeira no Brasil a receber a Acreditação Internacional ACSA, após análise realizada pelo Grupo IBES.
🏅 A obtenção da Acreditação Internacional ACSA é um marco significativo para nossa unidade de saúde, refletindo a segurança e a eficiência dos serviços prestados aos pacientes. Estamos comprometidos em elevar constantemente os padrões de qualidade e excelência. Este reconhecimento internacional reforça a visão da Santa Casa de Chavantes de ser um centro de referência em saúde, destacando-se não apenas em nível municipal ou regional, mas também nacional.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, implantou um novo modelo de pesquisa de satisfação para pacientes que moderniza os serviços executados pelo Sistema de Atendimento ao Usuário (SAU). Agora, a utilização de tablets permite que pacientes avaliem a qualidade do atendimento recebido de forma rápida e acessível. A iniciativa complementa o tradicional questionário impresso.
Aplicada pela equipe da Ouvidoria do HM, a pesquisa com os tablets aborda diversos aspectos da experiência hospitalar, incluindo limpeza, alimentação, atendimento da equipe multiprofissional e tempo de espera por procedimentos. A plataforma gera relatórios em tempo real, permitindo que a administração do hospital identifique rapidamente tanto pontos fortes quanto áreas que necessitam de melhorias.
“Esta modernização nos permite coletar um número maior de opiniões em menos tempo, com a vantagem de termos os dados organizados automaticamente para análise”, explica a coordenadora da Ouvidoria, Eliane Piovezan.
O diretor do HM, Ruy Santos, reforça os ganhos em agilidade com o novo sistema. “Essa é mais uma ferramenta para colocarmos o paciente no centro do nosso cuidado, construindo um serviço público de saúde cada vez mais alinhado com as reais necessidades da população”, destaca.
Os resultados serão compilados mensalmente e discutidos em reuniões setoriais, onde as equipes analisam os dados e elaboram planos de ação. “Queremos que os pacientes percebam que suas opiniões estão sendo consideradas e gerando mudanças reais”, acrescenta o diretor.
Além do SAU, o paciente também conta com a Ouvidoria do HM, que atende presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Pronto-Socorro. A manifestação pode ser feita de forma anônima, sigilosa ou identificada. Outros canais disponíveis são o telefone (19) 3471-6750 e o e-mail [email protected].
“A implementação desse novo sistema de pesquisa representa um grande avanço na forma como ouvimos nossos pacientes e aprimoramos nossos serviços. Com essa ferramenta, conseguimos obter um retorno mais ágil e preciso sobre a experiência do usuário, permitindo que a gestão tome decisões mais assertivas e embasadas. Nosso objetivo é sempre oferecer um atendimento de qualidade, humanizado e eficiente, e essa modernização nos aproxima ainda mais dessa meta”, enfatiza o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
OSS gestora do Centro Materno-Infantil e Oncologia de Betim, recebe certificação internacional ACSA por excelência em qualidade e segurança.
A Santa Casa de Chavantes, administrada pelo Grupo Chavantes, acaba de se tornar a primeira Santa Casa do Brasil a receber a acreditação internacional da ACSA (Agência de Calidad Sanitaria de Andalucía), uma conquista para a história da instituição e para o setor filantrópico no país. No último dia 7, o hospital recebeu a certificação após uma criteriosa análise realizada pelo Grupo IBES. Os avaliadores examinaram detalhadamente os processos hospitalares, com foco na garantia da segurança do paciente e na excelência dos serviços de saúde. A certificação vale para todos os processos utilizados pelo Grupo Chavantes, inclusive em outras unidades de saúde além da Santa Casa de Chavantes.
A OSS (Organização Social de Saúde), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Betim, assumiu a gestão de dois importantes serviços de saúde no município no início deste ano. Entre eles, destaca-se a assistência oncológica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui ambulatório de Oncologia Clínica, quimioterapia, cirurgias, internações, Hospital Dia, e atendimentos de urgência e emergência, garantindo acesso a serviços especializados para a população.
Além disso, o Grupo passa a administrar o Centro Materno-Infantil (CMI), unidade referência no acolhimento de gestantes, recém-nascidos e puérperas, com capacidade para atender 5 mil partos anuais de 13 municípios da região. O CMI também oferece suporte às vítimas de violência sexual e realiza exames de ultrassom e gineco-obstetrícia. Com área de 5.800 m², integra o Complexo de Saúde de Betim e incentiva práticas como o aleitamento materno, sendo certificado pelo IHAC – Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
Certificação
A ACSA é um dos modelos de acreditação internacional mais respeitados da Europa e, para uma instituição ser certificada, é necessário atender a padrões rigorosos de qualidade e segurança, distribuídos em três níveis progressivos: Avançado, Ótimo e Excelente. Essa certificação atesta que a Santa Casa de Chavantes está alinhada aos mais altos padrões internacionais, assegurando a melhoria contínua de seus processos assistenciais.
Desde a conquista da Certificação de Qualidade ONA Nível 1, em dezembro de 2023, e sua recertificação em setembro de 2024, a Santa Casa de Chavantes vem se destacando no cenário hospitalar brasileiro. Com a nova certificação internacional da ACSA, a instituição avança ainda mais no atendimento de excelência aos pacientes.
“A certificação ACSA é uma conquista que marca a trajetória centenária da Santa Casa de Chavantes. Este reconhecimento internacional nos coloca em um patamar de referência no Brasil, e é um reflexo do trabalho árduo de toda a nossa equipe. Além disso, é um exemplo para todo o setor filantrópico no país”, afirma Dr. Anis Ghattás Mitri Filho, presidente do Grupo Chavantes, que administra a Santa Casa de Chavantes.
O presidente do Grupo também ressalta a importância da acreditação no atual cenário da saúde no Brasil. “Em tempos de subfinanciamento da saúde e diante de endemias como a dengue e outras arboviroses, onde os hospitais ficam sobrecarregados, é cada vez mais importante buscar mecanismos para melhorar a qualidade do atendimento hospitalar. Nos últimos anos, temos observado altos fluxos de atendimento, o que torna esse esforço ainda mais urgente e necessário.”
A ACSA é reconhecida mundialmente e tem o apoio da ISQua (International Society for Quality in Health Care), sendo uma das poucas organizações europeias com tripla acreditação. O processo de acreditação é dividido em três fases — Autoavaliação, Visita de Avaliação e Acompanhamento — nas quais a instituição deve demonstrar, de forma clara e documentada, o cumprimento dos padrões estabelecidos. Durante essas etapas, são avaliadas desde a gestão hospitalar até a eficiência nos cuidados com o paciente, envolvendo todas as áreas da instituição.
A parceria com o IBES, uma instituição nacionalmente reconhecida na avaliação da qualidade e segurança em hospitais, foi essencial para a conquista da certificação. O uso de tecnologias avançadas, como a plataforma digital exclusiva da ACSA, também foi um diferencial, permitindo mais agilidade e interação durante todo o processo de acreditação, com custos reduzidos em comparação aos métodos tradicionais.
“Essa vitória é de todos os nossos profissionais. Sem o empenho, dedicação e comprometimento de cada colaborador, nada disso seria possível. Agradeço imensamente a cada um que faz parte da Santa Casa de Chavantes, pois essa certificação também é o reconhecimento do trabalho de todos eles”, finaliza o presidente.
Na avaliação da diretoria do Grupo Chavantes, a expectativa é que essa conquista sirva de exemplo para outras instituições filantrópicas no Brasil, incentivando a busca pela melhoria contínua nos serviços de saúde e a adoção de práticas internacionais que garantam a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Crédito da foto: Divulgação
Sobre a Santa Casa de Chavantes
Com mais de um século de atuação, a Santa Casa de Misericórdia de Chavantes é um hospital referência para a região da DRS de Marília e uma das instituições mais reconhecidas do estado de São Paulo. Em março de 2025, se tornou a primeira Santa Casa do Brasil obter a certificação internacional da ACSA (Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia). Também foi a 5ª Santa Casa no estado e a 14ª no Brasil a conquistar a acreditação da ONA (Organização Nacional de Acreditação). Ambas as certificações validam a excelência e segurança dos serviços prestados.
As nutricionistas oncológicas da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia) de Americana, Valeska Zanetti e Andreia Rissatti, promoveram, nesta sexta-feira (21), uma palestra para pacientes do centro oncológico voltada à campanha Março Azul Marinho, mês de conscientização sobre o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino.
“Esse é um câncer que atinge homens e mulheres, e a alimentação desempenha um papel crucial na prevenção dessa doença. Nesta palestra, exploramos como uma nutrição adequada pode reduzir o risco e promover a saúde intestinal. Uma dieta equilibrada não só ajuda na prevenção, como também melhora a saúde digestiva, fortalece o sistema imunológico e reduz a inflamação”, explicou a coordenadora da Unacon, Raquel Cordeiro.
A campanha Março Azul Marinho é essencial para reforçar a importância de escolhas alimentares conscientes como parte da prevenção do câncer de intestino. Uma alimentação rica em fibras, antioxidantes e probióticos não só promove a saúde intestinal, mas também contribui para o bem-estar geral.
“A campanha Março Azul Marinho é uma oportunidade fundamental para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer colorretal. Iniciativas como essa são essenciais para a conscientização sobre o impacto da alimentação na saúde intestinal e na redução dos riscos da doença. Ao incentivar hábitos saudáveis e o rastreamento regular, estamos fortalecendo o cuidado preventivo e promovendo mais qualidade de vida para nossa população”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
Sobre a doença
O câncer colorretal (intestino grosso e reto) é o segundo tumor maligno, excluindo o câncer de pele não melanoma, mais comum em homens e mulheres, atrás apenas, respectivamente, de câncer de próstata e mama. São esperados para cada ano do triênio 2023-2025 um total de 45.630 novos casos anuais de câncer colorretal no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Para o bom funcionamento do intestino, é essencial: consumir fibras para o trânsito intestinal regular, como uma porção de frutas e vegetais; manter-se hidratado, pois a água ajuda a manter o intestino funcionando corretamente; fracionar refeições, comendo porções menores e mais frequentes, pois auxilia na digestão; e incluir fontes de proteína magra, como peixes, aves e leguminosas.
É recomendável reduzir o consumo de embutidos (salsichas, bacon e carnes vermelhas em excesso), alimentos ultraprocessados (ricos em aditivos, conservantes e gorduras saturadas), excesso de álcool e consumo elevado de açúcar, que prejudicam a saúde intestinal.
Além da alimentação, o rastreamento regular, como a colonoscopia, é fundamental para a detecção precoce do câncer colorretal. A combinação de hábitos alimentares saudáveis com exames regulares pode salvar vidas.
A Unacon é administrada pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Texto: Ariel Ferreira (MTb 62.872) / Assessoria de Imprensa do Grupo Chavantes
O Pronto-Socorro Adulto (PSA) do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, começará a implantar mudanças no fluxo de atendimento, a partir de segunda-feira (24), com o objetivo de otimizar os serviços oferecidos aos pacientes e reduzir o tempo de espera. As alterações incluem a reestruturação de setores, com demarcação por cores, além da reorganização dos consultórios e salas de soroterapia conforme a classificação de risco.
Pacientes classificados como verde e azul (sem urgência) serão atendidos e medicados em setores específicos, enquanto os casos amarelos (gravidade moderada) terão acompanhamento imediato em áreas determinadas. As cores também indicarão os locais de espera para exames de imagem e maternidade: a cor lilás determinará o local de espera para resultados de raio-x e tomografia computadorizada, e a rosa, para pacientes da maternidade.
“As mudanças no PS do Hospital Municipal são resultado de um planejamento estratégico que visa melhorar a qualidade e a agilidade do atendimento. Com a adoção de novos fluxos e a padronização dos setores, vamos otimizar o tempo de espera e garantir que cada paciente receba o cuidado adequado à sua necessidade. Nosso compromisso é com um atendimento humanizado e eficiente, e essas ações refletem o esforço conjunto entre a Secretaria de Saúde, a equipe do HM e todos os profissionais envolvidos. Seguimos trabalhando para oferecer um serviço cada vez melhor aos nossos usuários”, declarou o secretário de Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.
As mudanças fazem parte da implantação do Projeto Lean nas Emergências, que visa eliminar desperdícios e tornar os fluxos mais contínuos. O programa do Ministério da Saúde, viabilizado pelo Proadi-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde), conta com a participação de consultores do Hospital Sírio-Libanês no HM de Americana.
A equipe do hospital passará por capacitação para oferecer um serviço mais ágil e eficiente. As medidas foram definidas após uma série de reuniões, nesta semana, envolvendo diretoria, diretoria técnica, gerência e coordenação médica do HM, além da superintendente da Fusame (Fundação de Saúde de Americana), Lilian Godoi, da superintendente adjunta da Fusame, Tatiane Apostólico, e de representantes do Núcleo Técnico de Apoio (NTA) da Secretaria Municipal de Saúde.
“As reuniões foram importantes para fortalecer o compromisso com a qualidade do atendimento no Pronto-Socorro, e novas ações serão implementadas com base nas propostas discutidas. A expectativa é que essas melhorias resultem em um serviço mais eficiente e satisfatório para toda a comunidade”, disse o diretor do Hospital Municipal, Ruy Santos.
O diretor técnico do HM, Dr. José Carletti Júnior, ressaltou a importância das mudanças e melhorias que serão implementadas no atendimento da unidade. “Essa reestruturação de todo o processo de atendimento, medicação e exames tem como objetivo a satisfação do paciente, que é a nossa prioridade”, destacou.
“As mudanças e melhorias implementadas no Pronto-Socorro são frutos do trabalho coletivo e do compromisso de cada profissional, de modo que juntos criaremos um ambiente mais eficiente e acolhedor, que não só eleva o padrão de atendimento, mas também valoriza a dedicação dos nossos profissionais de saúde”, completou a gerente médica do HM, Dra. Marcella Pozetti.
O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi é administrado pelo Grupo Chavantes, por meio de gestão compartilhada com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Americana.
Texto: Ariel Ferreira (MTb 62.872) / Assessoria de Comunicação do Grupo Chavantes